Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Please Please Me.

por FJV, em 22.03.23

Please Please Me - Wikipedia

A primavera de há 60 anos começou com um disco que hoje nos faz muito mais velhos – mas ligeiramente mais felizes quando o ouvimos, pela sua leveza, ritmo e certa inocência. Please Please Me tinha onze canções de que hoje recordamos a maior parte, da mais simples, “Love Me Do”, à mais complexa, “Ask Me Why”, ou à que mais repetiria “woo woo”, como “Do You Want To Know A Secret” (para não falar da versão muito dançável de “Twist and Shout”). Na altura não se sabia, mas a vida da música popular nunca mais seria a mesma depois do primeiro disco dos Beatles, lançado a 22 de março de 1963. A esta distância, há qualquer coisa de perdido nesta música jovial, juvenil e aparentemente inocente (já com o génio de McCartney e a ainda intensidade de Lennon); quando esquecemos o sucesso, o estrelato, as histórias pouco edificantes e as fraturas, fica uma nostalgia brava em relação àquele talento que não se esqueceu passados 60 anos. Ouvi-los hoje é um regresso aos gira-discos e à vida que não pode voltar.

Da coluna diária do CM.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.