Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A educação em geral.

por FJV, em 20.01.09

[Abelardo e Heloísa.]

 

Através do Jansenista fico a saber que o bispo católico de Lancaster, Patrick O'Donoghue, atribui à educação superior grande parte dos males de que a sua igreja padece ou, pelo menos, afirma padecer – para o bispo, as pessoas que frequentaram escolas superiores e universidades andam por aí a «espalhar o cepticismo» em vez de seguir à risca os mandamentos e, além do mais, são pessoas egoístas que valorizam o hedonismo. A educação, acrescenta, tem um «lado negro»: semeia a dúvida. Ora, eu acho interessantes estas declarações. Normalmente, ouvir-se-ia um coro de insultos e de denúncias contra o cavalheiro. Mas eu limito os danos à pergunta: a quem diz respeito esta arenga bispal? Aos católicos. Limito-me a pedir aos responsáveis da igreja que nos esclareça sucintamente: são todos assim ou é só um vírus de Lancaster?

 

O Jansenista faz, justamente, um link para esta notícia da BBC onde se relata o ataque de uma milícia talibã a jovens adolescentes afegãs, em Kandahar: com ácido, primeiro; à bomba, depois. Parece que os «estudantes de teologia» são contra a educação das mulheres. À atenção superior.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Cam a 23.01.2009 às 09:31

Há mais de 4000 bispos, é normal que alguns digam tolices. Também é normal que os média tenham mais atenção a uma tolices que a mil coisas acertadas. É normal mas é pena.
Uma tolice chega para um pré-maldisposto a usar como arma para construir um imaginário obscurantista sobre a igreja católica; que a igreja católica tenha dezenas ou centenas de universidades por esse mundo fora, tenha aliás sido a origem das universidades (desenvolveram-se inicialmente a partir das escolas dos grandes mosteiros) é um pormenor sem importância.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.