Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O cantinho do hooligan. Questões gerais.

por FJV, em 27.10.08

Não percebo o ambiente de catástrofe iminente. O campeonato, a falar verdade, não começou inteiramente, cheio de interrupções absurdas – mais ainda as que aí vêm em Dezembro. Mas os meus amigos benfiquistas rejubilam, aceitando por excelente a hipótese de serem campeões de Outubro com um ponto de vantagem sobre o FC Porto. Seja: o FC Porto está a jogar mal. Por dois motivos essenciais (fora os tácticos): não há diálogo entre o treinador e os jogadores; a qualidade estratégica dos novos jogadores é muito inferior às dos que partiram  (Bosingwa, Assunção, Quaresma). Coisas que se arranjam com o tempo, se o projectista insistir – no modelo, no sistema, na estratégia, na táctica, no que for.
Mas, se o FC Porto joga mal (o que não merece discussão), há um aceitável argumento de hooligan para acrescentar: vejam os jogos de ontem em Paços de Ferreira e na Luz. Que rico futebol. De primeira água. De grande categoria – não é?

Autoria e outros dados (tags, etc)


18 comentários

Sem imagem de perfil

De p D s a 27.10.2008 às 09:50

(repondendo "á Hoologan"!)

Caro Hooligan,

Sou benfiquista, mas ...

...infelizmente não pude acompanhar os desafios que refere. No entanto sei que o meu clube anda a jogar fraquinho...fraquinho (mesmo para quem já anda habituado!)....fraquinho !!!

Mas lendo o seu post, e olhando para a tabela classificativa, parece-me que mesmo fraquinho, tem sido o suficiente para olhar o Porto por cima do ombro, tendo para tal que girar o pescoço e olhar para trás.

De facto, tem nos faltado a categoria que é nosso apanagio...mas enfim, lá vamos trepando (sem golos anulados ao adversário!)...e podemos até fazer uma pequeno pacto:

- Nós SLB, vamos subindo e deixando-vos para trás ...

- e voces, fcp, trazem a categoria e o bom futebol, enquanto lutam por um acesso á taça "intertoto" !


...a mim parece-me bem !!!


Um grande bem haja á Categoria que o o fcp tem esplanado por esses campos "afóra" ,o) !

( cumpts, de um "Hooligan moderado"... e deixe-me aproveitar, que não sei em que ano voltarei a estar nesta situação!)
Sem imagem de perfil

De Harry Lime a 27.10.2008 às 10:26

Só uma pergunta: aqlguem me consegue dizer o que é que se passa para o Helton ver os jogos da bancada?
Sem imagem de perfil

De Loilo de bico lalanja a 27.10.2008 às 10:57

Leixões, que músculo!
Gostei.
Gostava mesmo de ver um pequenino chegar-se à frente e ganhar esta bosta de campeonato.
Não falta muito, será a Liga Lux, e os punheteiros dos jogadores de grande (glande...) nível vão fazer o que sabem melhor: tirar fotos a fazer pose com as mãos nos bolsos. Correr e transpirar deixar um gajo mal cheiroso, há uma camisa de designer à espera que não suporta suores, mesmo depois de banhados, e um carrão-ão-ão deslumbrante que não admite gente trabalhadora, classe operária, lá dentro.
Que luxo de lixo.
Sem imagem de perfil

De Maria Amélia Luisa a 27.10.2008 às 11:07

Desculpem, não percebo nada de futebol, mas vejo realmente os meus colegas, especialmente os do benfica, todos eufóricos hoje de menhã.
Mas já vi isto noutras ocasiões e, no fim, o Porto é sempre campeão.
Eles são realmente bons e acho que o resto é cantiga e publicidade das televisões
Sem imagem de perfil

De bloom a 27.10.2008 às 11:29

Um eventual estado eufórico só se justicaria pela perspectiva - longínqua, receio - que o Paulo Bento mude de penteado.
Sem imagem de perfil

De bloom a 27.10.2008 às 11:30

"justificaria", claro. Só de escrever "Paulo Bento", o teclado foge-me para o chinelo...
Sem imagem de perfil

De jorg a 27.10.2008 às 12:21

Se fosse barato,
e se eu fosse Pinto da Costa,
ia buscar Avram Grant!
Sem imagem de perfil

De Calheiros a 29.10.2008 às 18:49

Ou o Martins dos Santos!
Sem imagem de perfil

De luis eme a 27.10.2008 às 18:55

sim, estão bem uns para os outros...

mais ao lado, nunca pensei que fossem os "holligans" do poarto a partir o vidro do carro do "cebola"...
Sem imagem de perfil

De Carlos Araújo Alves a 27.10.2008 às 21:42

Bosingwa e Quaresma? Sim, teve de ser. Mas Assunção foi um erro de gestão de que não há memória com Pinto da Costa e Marek Chec uma birra incompreensível de Jesualdo Ferreira.
A contratação do Rodriguez não se compreende, é absurda (o moço recebe a bola, bota os olhos no chão e desata a correr), mais a mais quando no negócio Postiga nem se equaciona uma troca com o Vukcevic!
Sem imagem de perfil

De Boca do Inferno a 28.10.2008 às 00:42

O Porto não está a jogar mal. A fruta é que vai apodrecendo, e em tempos de crise, o alterne não resiste...!
Sem imagem de perfil

De expresso a 30.10.2008 às 10:53

Um flash do diabo
«"Foi um flash que me passou", diz o agressor em julgamento
Frente a frente em tribunal, o adepto 'encarnado' e o árbitro auxiliar do jogo Benfica-FC Porto explicaram o "cachaço" de há dois meses, na Luz. Árbitro está a ser seguido por psicóloga.

Carlos Santos, totalmente careca e com uma comprida barba branca ponteaguda, não sabe o que lhe passou pela cabeça quando mascarado de Diabo decidiu invadir o relvado do estádio da Luz e agredir pelas costas o fiscal de linha José Ramalho, com um 'apertão' na zona da nuca.

O insólito episódio ocorreu durante a 1ª parte do jogo Benfica-FC Porto, da 2ª jornada do campeonato da I Liga de futebol, disputado a 30 de Agosto, foi registado pelas câmaras televisivas, mas não obrigou sequer à interrupção do dérbi que terminou empatado a 1-1.

Ao Expresso, Carlos Santos garantiu que está "arrependido e envergonhado" do que fez. Contou ao Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa que não tinha gostado que o árbitro não tivesse assinalado alguns fora-de-jogo do ataque portista e quis chamar-lhe a atenção para esse facto.

Não pretendeu magoar José Ramalho, mas tão só dar-lhe um toque: "Foi um flash que me passou", disse o agressor em julgamento. Recorda que estava na bancada central, muito próximo da vedação que separa o público do recinto do jogo, e que se limitou a sair por uma porta que estava aberta. Sem segurança nenhuma, como fez questão em repetir várias vezes.

O árbitro auxiliar, sem ter a menor ideia do que se passava nas suas costas, foi surpreendido com uma pancada forte na nuca. Um "cachaço", como especificou aos presentes. Desequilibrou-se, andou uns metros para a frente, mas não chegou a cair.

De pronto alertou, pelo intercomunicador, o árbitro principal para a agressão sofrida, mas o internacional Jorge Sousa pediu-lhe que aguentasse até ao intervalo. Atitude justificada pelo facto de em jogos com aquele nível de tensão qualquer interrupção poder criar reacções mais agressivas da parte do público.

A determinada altura do julgamento de hoje, a tentativa de esclarecimento da intensidade da agressão sofrida por José Ramalho originou uma discussão semântica em redor das expressões "calduço e cachaço" utilizados por alguns depoentes. Uma dúvida que levou o juiz a questionar por diversas vezes: "Mas foi um calduço ou um cachaço?"

Afastado da arbitragem, José Ramalho, árbitro há 15 anos, ficou atónito e perplexo com o que se tinha passado e questionou-se como tal tinha sido possível num jogo com tamanho grau de segurança. Na segunda-feira a seguir foi analisado no Instituto de Medicina Legal, onde lhe diagnosticaram um traumatismo cervical. Ficou sem trabalhar cinco dias.

Mas o pior não foi isso. Em casa, o seu filho de cinco anos tinha visto tudo na televisão. A mulher de José Ramalho contou que este desatou a chorar a e gritar a perguntar por que razão ninguém ajudava o pai. Na rua, nos dias seguintes e, como contou ao tribunal, até hoje, passou a ser gozado e ameaçado de levar mais "calduços".

Gozado e ameaçado na rua
Sem conseguir aguentar a pressão, Ramalho tornou-se mais irritadiço, à noite tinha pesadelos e deixou mesmo de arbitrar jogos em Portugal. Está a ser seguido por uma psicóloga.

Ao invés, Carlos Santos continua a não perder nenhum jogo do Benfica. Ainda na quinta-feira passada esteve na Luz. Os amigos garantiram em tribunal que é um homem pacífico, que já correu a Europa atrás da equipa 'encarnada', e não conseguem encontrar explicação para o sucedido. Segundo as suas testemunhas de defesa, a mulher e filhas ficaram duas semanas sem lhe falar depois do ocorrido.

O 'diabo de Gaia' - nome por que ficou conhecido porque, além da barbicha, vestia, nesse jogo, um 'corta vento' vermelho e tapava a careca com um gorro com corninhos, da mesma cor - é acusado de invasão de recinto desportivo e ofensa à integridade física.

A sentença será proferida na quinta-feira.»
In Expresso.pt
Sem imagem de perfil

De Ainda hão-de vir... a 28.10.2008 às 09:01

...uns quantos cestinhos de fruta... E tudo volta ao normal.

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.