Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O caso demográfico português.

por FJV, em 19.09.08

O Expresso desta semana tratará o caso demográfico português: «Pela primeira vez em 90 anos houve crescimento negativo na população portuguesa: em 2007 morreram mais pessoas do que nasceram no nosso país.» Nada disso é estranho, mas a mim surpreendem-me sempre as «políticas públicas» que punem os que se abstêm de reproduzir-se abundantemente em favor das contas da Previdência. Houve uma tentativa, felizmente arrumada na categoria das iniciativas inúteis e pró-chinesas, mas prometem-se mais. Os portugueses não querem reproduzir-se; estão para gozar a vida.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Sofia Ventura a 20.09.2008 às 12:31

"Os portugueses não querem reproduzir-se; estão para gozar a vida. "

Não concordo nada com esta conclusão. Falo do alto da minha idade fértil e digo que, se os portugueses não têm mais filhos é porque não têm condições para isso.
Há coisa de semanas um jornal dizia que a média salarial do trabalhador dependente, em Portugal, é qualquer coisa como € 700. Uma amiga considera dispensar um trabalho em Lisboa porque aqui não acha uma creche em condições por € 250 (que é o que paga em Évora) e tem de suportar o alojamento (actualmente, tem 2 filhas e mora em casa da mãe). As mulheres continuam a ter de fazer um esforço hercúleo para coordenar trabalho e maternidade, enquanto lutam contra o preconceito dos empregadores (outra notícia foi que, em média as mulheres, pelo menos trabalho, ganham qualquer coisa como 70% da retribuição de um colega homem). Estes são só alguns dos factores que um casal pondera antes de se meter numa empreitada a que, depois, não consegue corresponder.
Portanto, não me venham com a conversa de que os portugueses não têm mais filhos porque são imaturos e irresponsáveis. Se calhar, é, precisamente, porque são resposáveis que não têm filhos.

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.