Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Guias, viagens, literatura.

por FJV, em 15.09.08

Bons reparos do Rui Bebiano sobre os guias de viagem — e a malandrice dos Lonely Planet. Apenas li os da Guatemala, Central America e Argentina, e todos eles me pareceram escritos à secretária, sobretudo porque os li quando preparava viagens até esses lugares. Não é por acaso que a editora Actes Sud, nos anos oitenta, apenas seleccionou romances para a sua colecção de livros & guias de viagem

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


4 comentários

Sem imagem de perfil

De carlosbarbosaoli a 16.09.2008 às 10:40

Em relação à Argentina, país onde já vivi e que conheço muito bem, não tenho dúvidas que há ali insondáveis mistérios. Nomeadamente na zona dos Andes, classifica unidades hoteleiras verdadeiras espeluncas.
Endereços trocados é uma vulgaridade. Lembro-me de um Hotel em Esquel ( Patagónia)que era indicado em determinado endereço, que já não existia há 5 anos, ou de nomes de ruas inexistentes.
Quanto mais pequenas são as localidades, mais notório se torna a falta de qualidade dos Lonely Planet.
No entanto, também há alguns bons, como os da Papua Nova Guiné ou das Ilhas Salomão, por exemplo.
Sem imagem de perfil

De IMF a 13.10.2008 às 15:53

Passei por aqui por acaso, numa pesquisa sobre viagens e, confesso, que gosto muito dos LP. Reconheço que alguns me deixaram desiludida... E tenho de recordar com o post. Mas guardo para sempre os momentos que o LP do Vietnam me proporcionou... Como diz o meu marido: "a Bíblia do meu GPS"... O GPS, traduza-se, sou eu.

Cumprimentos e boas viagens
Sem imagem de perfil

De nuno ferreira a 16.09.2008 às 11:15

Acho os Rough Guide bem melhores e mesmo assim também estão cheios de lacunas
Sem imagem de perfil

De Mónica a 20.09.2008 às 15:52

quando viajava, usava os lonely planet e rough guide mais para saber de formas e lugares baratos para viajar e dormir. pouco me diziam sobre o lugar em si, mas não era para isso que os lia.

viajei pelo México com o "México" do Erico Veríssimo e andei por Salvador da Bahia com o "Bahia de todos os santos" do Jorge Amado, esses sim, bons livros para viajantes, que me iluminaram o caminhos nesses lugares.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.