Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Turismo, o destino.

por FJV, em 27.08.08

 

A Câmara de Pedrógão Grande vai transformar dez escolas do ensino básico, desactivadas por falta de alunos, em alojamento para turismo rural (excepto uma que vai para sede da Filarmónica). É uma boa opção, muito louvável. Há mais escolas à espera pelo país fora – e, como são das antigas, a construção é boa e sólida (as escolas da democracia são caixotes apodrecidos, feios e sujos). Portugal encontra finalmente um sentido para o seu destino: transformar-se em entreposto turístico. Veja-se o ministro da economia, que recebe estrelas como Deneuve ou Phelps para conseguir uma promoçãozinha do país na imprensa internacional, na esperança de isso trazer mais turistas. Talvez eles venham e comprem mais escolas abandonadas, que finalmente terão alguma utilidade para a pátria.

[Da coluna do Correio da Manhã.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De idalino leão a 27.08.2008 às 11:49

iniciativas deste tipo já têm sido feias nomeadamente no alentejo, parece-me bem. Aliás, julgo que o interior pode e deve aproveitar estas casas para isso mesmo - a febre do turismo.Não só as escolas devem ser valorizadas, mas outros edificios publicos do "antigamente" podem ser aproveitados como: as casas dos guardas florestais e antigas estações de comboio.
Sem imagem de perfil

De Carlos Azevedo a 27.08.2008 às 16:08

No Alto Douro, onde está uma parte das minhas origens, conheço umas quantas que não estavam más para o efeito. Pequenas, bonitas, com uma cerejeira e vistas deslumbrantes. Era uma boa forma de promoverem o turismo na região, que é das mais belas deste país.
Sem imagem de perfil

De Dorean Paxorales a 27.08.2008 às 18:22

Se bem me lembro, desde os meados de noventa que as escolas do Estado Novo começaram a ser alienadas. Na altura, foi por leilão e não chegaram para as encomendas nacionais (eram baratas - a começar nos mil contos -, muitas vezes ficavam na costa e algumas até 1 ha murado à volta tinham).
Sem imagem de perfil

De João Carvalho Fernandes a 28.08.2008 às 11:37

Ora bolas!

Lá fiquei eu sem música à sexta à noite! (Em Pedrógão, "moro" na rua onde a Filarmónica ensaia actualmente)

Um Abraço

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.