Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Desporto olímpico.

por FJV, em 18.08.08

O desporto americano devia muito aos programas escolares e universitários, que formavam atletas disciplinados e com vontade de vencer. Com a crise da educação no seu auge e o clima de bagunça instalado nas escolas, os EUA perdem medalhas onde antes as ganhavam. Em Portugal, a escola detesta vencedores – acaba com o ensino da música, por exemplo, e não alimenta o desporto de rendimento desde a infância. Em outros países, o desporto é uma forma de promoção social – os jamaicanos, os quenianos e os romenos, por exemplo, trabalham para ser excepção e para terem um lugar no pódio. Uma coisa é fazermos dieta e irmos ao ginásio ganhar elegância para mostrar na praia; outra é alimentarmos a vontade de ultrapassarmos a mediania. Estamos a ficar sem ambição. Sem vontade de lutar.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De João André a 18.08.2008 às 14:16

Tretas. Os holandeses não fazem nada disso, têm uma população de 16 milhões e estão no 13º lugar no quadro de medalhas. Razão? Um pavilhão desportivo em quase qualquer lugarejo e predisposição para a competição. Além de uma cultura que insiste, desde a mais tenra infância em casa, na ideia de vitória. E garanto que a escola tem pouco a ver com o assunto, que eles chegam à universidade a saber menos que a maioria dos portugueses.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.08.2008 às 15:22

A Historia repete-se vezes e vezes sem conta. No final iremos ouvir coisas como “saímos de cabeça erguida”.
O que faz falta no Portugal desportivo é o que sobra em muitos dos outros países, independentemente do seu tamanho, peso demográfico ou condição social.
Nos últimos dias, ouvimos declarações dos nossos olímpicos em que é notória falta de ambição: “ o 15º lugar já foi muito bom o que interessa é participar” etc, etc. Não colhem estas declarações, servem apenas para desculpar espíritos desmotivados mentalmente. Provavelmente a força física até existe, mas falta sobretudo força mental. Falta inspiração que permita aos nossos atletas adquirirem uma arrogância saudável, capaz de derrubar todas as barreiras que estão no caminho. Porquê o pouco se podemos ter o muito? Sobram treinadores de corpos, faltam treinadores de cabeças.
Sem imagem de perfil

De nuno ferreira a 18.08.2008 às 15:27

Sem ambição, sem vontade de lutar? Só se fores tu...
Sem imagem de perfil

De jccatarino a 18.08.2008 às 17:56

O tom do post parece-me demasiado assertivo e pessimista -- conversa de velho, diria, não fora o autor ser jovem. Não faltam formas nobres de ultrapassar a mediania sem para tal ser necessário conseguir a celebridade efémera de uma vitória desportiva, quantas vezes conseguida por processos ilícitos. Não nos devemos também esquecer de que o desporto de competição de alto nível não é benéfico para a saúde dos atletas.
Imagem de perfil

De raio a 18.08.2008 às 23:42

... a ausência de medalhas é o retrato fiel do país que somos, não se trata de falta de ambição é falta de ensino na área do desporto, em países onde o desporto é visto como algo de importante para a saúde ... consegue mais facilmente ter atletas de alta competição ....
saudações Bloguisticas
Raio

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.