Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Choque tecnológico.

por FJV, em 18.07.08

Há dias, o ministro da Cultura prometeu que iria digitalizar todo o espólio de Jorge de Sena para que fique “ao alcance de todos os portugueses”. Há semelhantes propostas em relação ao espólio de Fernando Pessoa, evidentemente. Em breve alguém prometerá a digitalização do espólio de Teixeira de Pascoaes, de Vitorino Nemésio ou de Vergílio Ferreira. A febre digitalizadora promete ser democrática e vital para a cultura portuguesa – mas não é. Na verdade, Sena continua a ser ignorado enquanto autor impresso e Pascoaes, Nemésio ou Vergílio afastados da escola secundária. O ‘choque tecnológico’ pode disponibilizar os papéis dos escritores, antes apenas acessíveis aos investigadores e estudiosos – mas não providencia nem mais leitores nem mais leitura. É a tentação dos novos-ricos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Isabel Sousa a 19.07.2008 às 00:05

Defacto, Francisco
O ‘choque tecnológico’ pode disponibilizar os papéis dos escritores, antes apenas acessíveis aos investigadores e estudiosos – mas não providencia nem mais leitores nem mais leitura. É a tentação dos novos-ricos.
E as Bibliotecas Públicas???
Para quem como tu foi o primeiro jornalista a falar delas, parece que anda todo mundo esquecido sem perguntar quanto se gasta em LIVROS para as BIBLIOTECAS neste país e o que elas andam a fazer.
É certo que as Bibliotecas só são notícias quando se inauguram ou então se ardem...mas agora é mais importante digitalizar do que ter bibliotecários capazes à frente das Bibliotecas e dinheiro para livros...onde estão as estatísticas de cada Município???
Á frente das BIBLIOTECAS temos agora gente de Economia, gestores, relações Públicas ou Internacionais mas claro...O AMIGO DO AMIGO DAS GALINHAS DE SUA MAGESTADE.
Isso sim é que é importante.
Não cabe só à escola e as Bibliotecas têm esses autores???Grandes edifícios como a de SINES, lá dentro NADA-
Espero que a LER dê para fazer um numero sobre as BIBLIOTECAS 20 anos depois o que são???
Uma braço
Isabel Sousa

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.