Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Viva o Benfica! (Não, não sou eu.)

por FJV, em 19.05.08

O Correio da Manhã de hoje informa que «os jogos de futebol da Liga 2007/2008 em que o Clube da Luz participou lideraram a tabela de audiências». Mais: «Nenhum dos encontros, exibidos pela TVI, em que participou o actual Campeão Nacional, Futebol Clube do Porto, figura entre os dez jogos mais vistos.»

Um dia, a  bordo de um avião em que ainda se fumava, diz-me uma alta autoridade : «Espero que o Benfica ganhe o campeonato.» Compreendi. Portugal iria ao rubro, a produtividade aumentava e não se falaria dos incêndios de Verão tão cedo. «Mas V. é do Sporting, homem.» «Sim, mas quando o Benfica ganha seja o que for, tudo fica mais calmo.» O Benfica ganhou esse campeonato com Giovanni Trapattoni e três pontos de avanço sobre o FC Porto, que ficou um ponto acima do Sporting. Esta sensação de derrota permanente da maioria da Pátria deixa-me um tanto indiferente, mas compreendo-a. Seis, sete milhões de portugueses deprimidos a reservarem a edição de A Bola onde virá escrito que o FC Porto vai ser interdito, é uma porta aberta para a felicidade. Fazem fila, revezam-se para não perder o lugar, exigem uma justiça divina que interprete o eleitorado futebolístico. Nos tempos de glória do Benfica, Vale e Azevedo chegou a defender que o campeonato não era competitivo com o FCP; eu liguei a televisão várias vezes na esperança de vê-lo a defender a vitória por televoto. Por um lado, admiro este país de resistentes; por outro, aflige-me a sensação de perdição que acompanha os destinos da pátria desde a embaixada de D. Manuel ao papa Leão X, que se traduzem por uma vida contrariada e infeliz.

Autoria e outros dados (tags, etc)


48 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro a 19.05.2008 às 23:56

Na Alemanha, por exemplo, a vida é dura para os fracos, mesmo que estes sejam muito simpáticos. Por aqui a vida não é fácil para os fortes não gostam de passar o tempo a distribuir charme. Se calhar as regras do futebol têm que ser adaptadas à nossa cultura "estilocrática". Para podermos ter o Benfica, o Sporting e a Académica a partilhar os merecidos títulos.
Sem imagem de perfil

De maispraiaspopuarto a 20.05.2008 às 00:03

coitados dos adeptos do clube que luta contra o centralismo..
Ó FJV,
"É melhor morrer de pé do que viver de joelhos" Emiliano Zapata
levante-se homem..
levantado deixa de andar entalado..
Sem imagem de perfil

De Jose Luis a 20.05.2008 às 00:33

Não existem problemas suficientes no país para a preocupação geral ser o futebol?
A sorte dos nossos políticos é esta nossa inércia e inaptidão para a mobilização em torno de uma causa que não o futebol...
Se é penalty , se o clube x foi ou não prejudicado é tema para a semana toda mas a gasolina sobe, temos os automóveis mais caros, os ordenados mais baixos, a electricidade cara, enfim tudo caro, mas a preocupação geral é a taça, o campeonato, o euro...
Foi para isto que morreram Portugueses pela restauração? Se fosse hoje matavam toda a realeza e chamavam os Espanhóis ...
Que vergonha de país e de classe politica!!!!
Sem imagem de perfil

De Alma Tépida a 20.05.2008 às 00:45

eu, pecador masoquista, me confesso: fiz parte da imensa audiência que insistia na ilusão de ver o Benfica ganhar um jogo. Como acontece todos os anos, para o ano é que vai ser!
Sem imagem de perfil

De phila a 20.05.2008 às 00:58

Estou tão cansado de fatalidade, e sim, estou perdido.
Sem imagem de perfil

De Dinis a 20.05.2008 às 01:05

O que era interessante, era ver um adepto do FCP comentar: "porque é que um clube que ganha tanto, não tem audiências?" Será porque Pinto da Costa se refugia num beco do Estadio Nacional com seguranças (supostamente estaria com o povo) no dia da Festa do futebol nacional? Será porque este Presidente que tento deu ao clube, agora, é a pessoa menos indicada para dar o salto rumo à dimensão nacional desejada? Esta cegueira do adepto FCP que não percebe que, com este curriculum, teria que haver mais audiências, e se nao há é porque o Presidente e a direcção são PROVINCIANOS e são os primeiros responsáveis por isso... é confrangedora. Refúgio no estafado argumento do centralismo benfiquista é apenas dimensão disso mesmo. Os jornais estão contra nós... mas isso funciona? Eu olho para a RTP e RTPN e só vejo sócios do Porto...e desde pequininos ....
Sem imagem de perfil

De amigo zé a 20.05.2008 às 02:08

porquê tanto ódio e raiva ao Benfica?

Porquê diz lá se faz favor
Sem imagem de perfil

De phila a 20.05.2008 às 02:10

...se faz favor...
Sem imagem de perfil

De phila a 20.05.2008 às 02:09

Ah, D.Diniz ,tomara eu... o pinhal de Leiria.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.05.2008 às 09:58

dsaedwaws
Sem imagem de perfil

De tp a 20.05.2008 às 10:06

Caro Dinis,

Você precipitou-se um pouco com esse seu comentário. Se ler bem a notícia ( eu lá tive que seguir o link mas com relutância pois ler o CM é como mergulhar num esgoto ) fala que o Porto não está nos 10 primeiros nos jogos TRANSMITIDOS PELA TVI. Convinha ver quais os jogos do Porto que a TVI transmitiu. Por exemplo os jogos do Porto na Champions tiveram todos mais audiências que os jogos do benfica na Uefa. Como explica isso ? Será o benfas um clube provinciano ? Mas não sei se vale a pena argumentar consigo. Quem usa como base para um post um artigo do CM não é alguém que tenha um contacto firme com a realidade.
E repare também que, embora os benfas sejam milhões, o Porto teve mais assistência no seu estádio que o benfas. Pode então dar-se o caso de o Porto ter mais adeptos. E os jogos do benfica são vistos por muita gente mas estes querem é desfrutar do magnifico espectáculo cómico que é o benfas. Isto é, as audiências são audiências de comédia, não de futebol. E com o Vieira e o Chalana, o riso está garantido.
Bom dia e vá então lendo o CM para se tornar mais culto.
Sem imagem de perfil

De Octopussy a 20.05.2008 às 10:43

He, he, he, desarmante, no mínimo.
Imagem de perfil

De FJV a 20.05.2008 às 12:03

Ora aí está
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 13:06

Esta obsessão do TP ou "tp" (Eu nem quero imaginar o que significam as inicias e é melhor nem especular) com Sport Lisboa é Benfica é doentia e obsessiva, espumante de sentimento de inferioridade.

Mamou - MAMOU(verbo certo) 6 a 1; -SEIS a UM em quatro jogos de confronto directo com Sporting e 3-1 em Vitórias para o SCP em confronto directo nesta temporada, - por isso a azémola espertalhona só fala do SLB e oculta o Sporting.

E o FCP não é luso ou Português, é galego, sempre se assumiu assim. Quer ser promovido à mesma nacionalidade do SCP e SLB agora?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 13:30

"Iniciais"
Sem imagem de perfil

De tp a 22.05.2008 às 18:59

Caro Pedro,

Eu sei que para si estas coisas são complicadas mas note que o texto do FJV falava do benfica, Daí eu ter falado sobre o benfica.
Sabe meu caro, nem eu nem a maioria dos portistas odiamoso o benfas. Os benfiquistas é que, declaradamente, odeiam o Porto e o Pinto da Costa. Nós desprezamos o benfica ( um sentimento totalmente distinto ) e, ao mesmo tempo, divertimo-nos imenso com as inúmeras personagens saloias que gravitam em torno da águia. Só o Vieira daria para um livro.
Mas olhe, acima de tudo acalme-se pois você parece-me um pouco tenso. Seja você do Sporting ou do benfas, são preferências que provocam angústias e sensações de impotência. E, piedosamente, não continuarei.....
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 20:35

A mesma impotência que teve no confronto com o Sporting:

6-1 e 3-1 falam por si. E na final do Jamor entraram acobardados como é vosso timbre.

Você sabe muito bem que é exactamente ao contrário: que é do Porto que vem a inveja e que de Lisboa recebe em troco o desprezo ou mesmo a total indiferença.

Um dirijente portenho indiciado e condenado por corupção a gritar numa casa portenha que a RTP teve o desplante de passar em reportagem no telejornal para todo o país ilustrava bem o que lhe doia mais: "mesmo que nos esqueçam".

Você sabe muito bem que os vossos sentimentos de desprezo ou raiva vindos da vossa província só recebem no SCP ou no SLB uma reacção: total indiferença, e quando são percebidos, desprezo.

E agradeço aobesessão portenha pelo SLB, muito embora seja algo de estudo, qualquer dia passam-na para o SCP, a ver vamos.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 20:36

"obsessão"
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 20:46

Parece que os dirijentes portenhos é que deram um livro - e best-seller - e um filme, que aliás não vi nem me interessa. Uma vergonha e um mundo sujo que já toda agente conhece.

O país precisa de limpeza e lei.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.05.2008 às 21:29

Eh pá, mas agora reparo, o caro tp muito anti-lampião com umas bocas ao grande Leão também não fez juz ao tipico adepto portenho, reagindo com alguma civilidade. Eu também aplico a regra de que não me ofende quem quer, muito menos na net. Presumo que faça o mesmo. Se o faz, parece-me bem.
Mesmo, que pouco lhe interesse e não queira, deixo à mesma um humilde pedido de Perdão pelo "azémula" .

Eu por regra desprezo qualquer generalização ou discriminação contra nacionalidades, etnias, "raças" ou o que for.

Reconheço apesar de tudo que alguns adeptos portenhos prestam-se à incontinência, pouca civilidade e linguagem desbocada na sua luta fanática e furiosa.

Assim assinalo-o como uma raridade.
Força, boa sorte na luta contra o centralismo e o Pai Lisboeta.
Imagem de perfil

De aguiafuriosa1904 a 01.07.2008 às 19:43

O mais engraçado é que este comentário produzido por um saloio que não se enxerga não percebe que o presidente do porko já tem um livro: A CORRUPÇÃO levada ao extremo E IMPUNE..... por enquanto
Sem imagem de perfil

De Pedro, a pedra (líthos, literalmente) a 22.05.2008 às 23:24

FCP, galego? Sempre se assumiu assim?
Ainda bem que só se deixa ofender quando entende, porque deve sair-lhe muito disparate digno de insulto.
Uma pergunta: só os adeptos do FCP do Grande Porto é que cabem nessa inventada inveja do... sul? Ou são todos os que vivem a norte de Coimbra? E... que raios, os adeptos do FCP que por azar ou disparatada diáspora vivem em Faro? Na Madeira? Nos Açores? No Brasil? Em Cabo Verde? Na África do Sul? Nas Malvinas (praias lindíssimas, mas geladas)? Na Islândia, na Noruega, Finlância, Estónia, Letónia, Lituânia, Rússia, Ucrânia? É tudo gente tripeira e invejosa? Vive dessa doentia mas aparentemente estimulante rivalidade para com os de Lisboa ("do" SLB e SCP)?
Pedro, tenha juízo ou compre na feira. Os adeptos do SLB são gente de origem africana que vivem nos subúrbios de Lisboa? É esta verdade absoluta?

O futebol é esta baixeza, esta merda? Fique com ele...

(O TP não se ofendeu, garanto, se bom uso da língua faz, com "azémula"; o Pedro até pode aprender, está à distância de um dicionário.)
Sem imagem de perfil

De Pedro a 23.05.2008 às 00:15

Caro tp ou alguém por si ou caro advogado do tp

Obviamente que está a falar do FCP fachada - perfeitamente idêntica a um Man. U, Barcelona etc., grandes clubes de cidades e Regiões e até de Nacionalidades como o Barça (está aver até faço eta comparação generosa).

E está falar até o FCP de FJV e de outros, regionalista e bairrista com todo o direito e até dever8volto a repetir), mas minimamente são e civilizado e solidário com o País(não com os adversários obviamente), que respeito e admiro.

O porto que ganhou a Europa e o mundo cresceu numa linha ideológica e política clara de ódio e guerra total a Lisboa e sobretudo muita inveja a Lisboa(1984 - 1995), baseado na violência, métodos escuros etc.

Com os seus adeptos "verdadeiros" originais( grande parte do Douro Litoral e zonas limítrofes, onde eu não duvido que a maíoria são excelente Pessoas, sobretudo quando o assunto não é futebol, mas na base de lisboa a "arder" e da célebre frase que a turba histérica alucinada e sedenta de "sangue" pronunciava aos microfones nos aliados: "de Coimbra para baixo num cunheiço ñada" e só queremos " lisboa a...." e no "papum" do centralismo.
baseado na xenofobia clara(não metafórica ou humorístoca como alguns tentam disfarçar) e assumindo que era um clube para pessoas dentro de determinadas fronteiras. os outros são Portistas de "segunda" para eles.

Esses pseudo-adeptos portenhos pelo sul e pelo globo simplesmente igonram ou tentam ignorar a verdadeira face do FCP que os magoa a eles e não a nós porque o são eles os adeptos portenhos. Tentam ignorar que não passam de "mouros" no caso dos "Portistas do sul" para o portenho xenófobo original e verdadeiro construtor do FCP e da sua ideologia Costista.

Obviamente que desde que não haja violência contra Pessoas e contra o resto do país e ninguém em risco, o mundo portenho é uma curiosidade e uma "fauna" etnográfica terrívelmente divertida para nós.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 23.05.2008 às 00:29

"humorística" "porque são eles" etc. As minhas desculpas e necessrárias correcções ao texto.

- obviamente queos insultos pseudo-xenófobos e regionalistas atingem os adeptos do Porto habitantes em outras regiões sobretudo portistas a sul - a "mourama".

Não atingem os Benfiquistas e Sportiguistas, que simplesmente desprezam este peculiar racismo, separatismo e mesmo diarréia verbal de espíritos frustrados8ou invejosos) e inquietos.

Se calhar o verdadeiro FC Porto muito antigo foi vitima daquilo que o tornaram. Conceda-se-lhe a justiça.

Mas Paz, Bençãos e Amor para todos Nós, sem excepções.

Comentar post


Pág. 1/3



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.