Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Quotas de machos.

por FJV, em 22.04.08

A ministra espanhola da Defesa, Carme Chacón (nas fotos desta semana), está grávida de sete meses e passa revista aos soldados, alinhados e em sentido.  A imagem é nova e parece que serve de propaganda aos dotes fracturantes de Zapatero. Há quem se pergunte se a imagem faria sentido em Portugal, para rematar com um ‘não’ vivo e brutal, como se viéssemos das cavernas ou como se a Espanha tivesse criado a luz da civilização. O que não aconteceu, porque antes destas senhoras de Zapatero apareceram Margaret Thatcher ou Michele Bachelet. Suponho que, a haver uma ministra a fazer continência em Tancos, iríamos achar graça, como os espanhóis acham, e ficaríamos orgulhosos da nossa ministra. Seria uma revolução? Sim, mas a maior revolução seria reconhecer que depois de os socialistas portugueses aprovarem as quotas femininas, o Governo de Sócrates tem apenas duas ministras em 16 ministérios. Em França, com Sarkozy, há sete em 15. Na Finlândia, há 12 em 20. Somos um país de machos. Socialistas, mas machos.

[Da coluna do Correio da Manhã.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Francisco a 22.04.2008 às 11:58

Nem sempre satisfazer a estatística coincide com o descobrir competências. Creio que em Portugal há mulheres competentes para praticamente todos os cargos, mas o preenchimento destes é muitas vezes uma mera manobra de "show off " ou seja propaganda. O ideal seria que fossem apenas as mulheres ( sem intervenções masculinas) a decidir quem preenche quotas de género nos cargos públicos. Seria possível?
Sem imagem de perfil

De jpt a 22.04.2008 às 18:14

assim na foto que passou pelos blogs a senhora é engraçada. Pelo menos no "estado interessante".
Para além disso, do folclore, seria interessante saber se as miltares espanholas são enviadas para o combate em funções de combate iguais às dos militares. Há alguns (poucos) anos era costume (hábito e regra) vários exércitos ocidentais pregarem a igualdade de acesso mas impedirem o combate às mulheres. Ter uma grávida a passear à frente dos soldados de chumbo e depois não mandar as mulheres na primeira linha é lixo. Socialista. Mas lixo.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.