Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ronaldo, o palhaço sublime.

por FJV, em 04.04.08

Foi séria e indignada a reacção dos dirigentes, técnicos e jogadores da A.S. Roma contra Cristiano Ronaldo. Sentiram-se humilhados e ofendidos porque Ronaldo não só lhes marcou um golo fantástico como, além disso, mostrou classe, talento – e se divertiu. Isto, os italianos não acham bem. Que o seu futebol seja chato, maldoso e piroso – que vá. Mas o que eles não suportam, tão sérios e hirsutos quando se empertigam, é que alguém se divirta à sua custa. Ora, precisamente, humilhar “o outro clube” é uma das atribuições do bom futebol. Não basta ganhar-lhe, goleá-lo, ser claramente superior; é essencial deixar um nadinha de humilhação do outro lado. Um director da A.S. Roma diz que Ronaldo fez “truques desnecessários”. Desnecessários? Não me parece. Foram fundamentais. Viram aqueles italianos de olhinhos trocados? Viram-nos irritados e desesperados? Todos vimos. Só isso é um grande espectáculo. Eles trataram Ronaldo como um palhaço. Até pode ser; mas é sublime.

[Da coluna do Correio da Manhã.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De dragão do sul a 04.04.2008 às 09:45

Tenho que reconhecer, é um prazer vê-lo jogar, mesmo contra "nós". Quando pega na bola, ficamos sempre na expectativa do que irá sair dali. E claro que o divertimento faz parte do jogo. Quem é que não se lembra das jogatanas na escola, o gozo que dava "fazer pouco" do adversário? E quando era ao contrário, a raiva com que ficávamos?
Sem imagem de perfil

De Fernando a 04.04.2008 às 15:53

Sinceramente , gostava de ver essa condescendência no Estádio do Dragão, Luz ou até Alvalade...

Que ele faça fintinhas e mais fintinhas para ganhar vantagem, ultrapassar adversários tudo bem, mas fazer o que vi fazer em Roma, onde na linha do meio campo , nem sequer foi no sentido atacante do MU quando podia progredir, virou-se para o jogador romano e tentou com a "palhaçada" das fintinhas ser engraçado, eu se estivesse no campo também diria: "cheguem-lhe, vai gozar com PQP":-)
Sem imagem de perfil

De dragão do sul a 04.04.2008 às 18:06

Condescendência no Estádio do Dragão? Era só o que faltava. Mas se reparou, eu escrevi: "E quando era ao contrário, a raiva com que ficávamos?"
Sem imagem de perfil

De Nuno Góis a 05.04.2008 às 02:44

Como diz o Chico Buarque "um dos objectivos dos grandes génios da bola é humilhar os defesas", pelo menos é assim no Brasil e assim devia ser em todo o mundo custe a quem custar... Ou alguém acredita que um Ronaldo ou um Messi passem o tempo a castrar-se para não incomodar?
Sem imagem de perfil

De Francisco Trigo de Abreu a 09.04.2008 às 17:41

Ou como diria o meu tio, ver um jogo italiano é tão chato como estar à espera de um autocarro.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.