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Ponto final.

por FJV, em 29.03.08
Ponto final. Ponto final mesmo. Como estive fora uns dias não reparei neste fragmento de uma notícia do Público e do Correio da Manhã: «Numa das reuniões do conselho executivo, a professora Adozinda Cruz confirmou que autorizou os alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes que ouvissem música. Patrícia terá extravasado a ordem atendendo uma chamada da mãe.» [bold meu]
O que isto significa? Que estão bons uns para os outros. Ponto final. Uma pessoa vê as notícias, lê os relatos e ouve testemunhas; forma uma opinião, não só porque a opinião é barata mas porque tem de ter opinião ou então não vale a pena andar por cá. E de repente, faz-se luz: estão bem uns para os outros. Bom proveito e, como diz o João G., parabéns à prima. Vão pentear macacos.

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28 comentários

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De JCMaia a 29.03.2008 às 18:04

Confesso que também fiquei de boca aberta. Seja como for, julgo que o ponto de final é uma má forma de pontuar a situação. No ensino estão em questão coisas demasiado importantes para que se ponha ponto final. Talvez o melhor ponto seja o de interrogação. Que escola (instituição) é esta que permite tudo isto? Por que razão as escolas, muitas e muitas, deixaram de ser centros de saber? Por que motivo é fomentada, em muitas escolas, uma cultura adversa ao saber e de acordo com os parâmetros culturais da comunidade envolvente? Por que motivo não existe, desde o 7.º ano, uma diversidade curricular efectiva que permita uma melhor integração dos diversos tipos de alunos? Por que razão se acabam com os exames? Qual deve ser a regra deontológica dos professores? Como se vê, existem mil perguntas a ser feitas e as respostas não são fáceis, nem me parece que os responsáveis políticos estejam interessados nelas. Pôr um ponto final é uma espécie de aceitação de um destino inelutável contra o qual nós, pobres mortais, nada podemos fazer.

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