Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Vitória de Setúbal.

por FJV, em 24.03.08

O Vitória de Setúbal ganhou a Taça da Liga; foi uma vitória contra o “destino português”. Recuei no tempo e lembrei-me de Nandinho, o capitão do Vitória de Setúbal em Dezembro de 2005, a assumir “a corrida ao título”. Evidentemente que era um excesso. Ninguém compreendia uma equipa que estava em terceiro lugar, a dois pontos do FC Porto, com salários de quatro meses em atraso. Um jornalista perguntou-lhe então: “Mas sente que têm condições para correr para o título?” Nandinho nem sorriu: “Não. Condições não temos.” A isto chama-se contornar o destino num país em que “as condições” nunca estão reunidas. A carreira do Vitória de Setúbal (o clube com orçamento mais baixo no campeonato português) e a história do trabalho de Carlos Carvalhal e daqueles jogadores deviam reconfortar-nos e servir-nos de lição. Nem tudo se vence com dinheiro e “condições”. Há um brilho de vontade e de desafio nesta vitória do Setúbal. Assim se portasse a pátria, mesmo sem chuteiras. Uma lição.

[Da coluna do Correio da Manhã.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Frederico Duarte Carvalho a 24.03.2008 às 14:57

Acho que para os lados de Setúbal nasceu muito daquilo que faria grande o teu FC Porto. O Pedroto esteve ali, lembras-te? E o "Palmelão" do Octávio... Também o Mourinho ainda por lá mora, literalmente. Terra estranha no mundo do futebol, de facto. E às portas de Lisboa. Sem esquecer o "maior" Vítor Batista, que só se mudou para o Bessa porque não queria ser treinado pelo Jimmy Hagan - aquando no Benfica, obrigava-o a subir e descer as bancadas da Luz.
Sem imagem de perfil

De amigo zé a 25.03.2008 às 01:59

o setúbal com um bocadinho de café com leite ainda ganhava uns 15 campeonatos ou mais nos próximos 30 anitos e umas liguitas dos campeões á princesa stéphanie não achas?

é claro que tudo isto acompanhado com muita fruta por causa da sáude meu caro

boas férias e boas livrarias
Sem imagem de perfil

De João Carlos Silva a 26.03.2008 às 18:29

O Vitória, com a sorte de manter no próximo ano o treinador e alguns jogadores-chave, tem o «momentum» de um clube vencedor. Não sei quando se quebrará esta série de excelentes resultados, mas o mérito é todo daquela equipa de trabalho que tem mostrado, a muitos candidatos ao título, como se trata a bola em campo. Estou muito orgulhoso desta «finta ao destino» do meu Vitória.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Mário de Sousa a 27.03.2008 às 23:22

Gostei (claro) do texto comentário. Tem vincado dois aspectos importantes; o sentido da vivência do real e a "amargura" do desejo de vencer (deste país..quem sabe) . Resta dizer que sou e já era adepto do Vitória, também por isso...
Sem imagem de perfil

De PedroVFC a 19.08.2008 às 21:59

O Nosso ENORME clube chama-se VITÓRIA FUTEBOL CLUBE DE SETÚBAL 1910. A FORÇA DE UMA REGIÃO, 19 mil sócios e mais de 200 mil adeptos só na região de Setúbal e boa parte do alentejo, agora imaginem quantos mais temos espalhados pelo Pais e mundo fora, como vem o VITÓRIA não é grande....... é ENORME.

TENHO EORME ORGULHO DE SER DESTE ENORME CLUBE DE SETÚBAL, O VITÓRIA FUTEBOL CLUBE - SAD.

MAIOR CLUBE PORTUGUÊS A SUL DO TEJO

PROVAVELMENTE O MELHOR CLUBE DO MUNDO

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.