Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O cantinho do hooligan. Eu sei que estavam à espera.

por FJV, em 05.03.08
O resultado é este: depois de uma primeira parte tristonha, uma série de bolas mal chutadas. Não há solução nestes casos. Podíamos falar sobre a grandeza do futebol e sobre os últimos sete metros do campo, que são os mais escorregadios; mas seria conversa sobre conversa. Há equipas que parecem predestinadas a perder, como os cantores de mariachis que falam sobre a morte e a perdição. Mas não é o caso. O cantor de mariachi tem uma energia superlativa para cantar a desolação; é disso que ele fala, mas remata com decisão e afinco. Ignora os sete metros finais, porque sabe que a sua vida deixou de estar em jogo – a partir daquele limite, nada o prende, nada o impede de ser herói. E vai à luta. Os jogadores do FC Porto esqueceram a lição, ou ninguém a ensinou a tempo. Para o ano lá estaremos, de certeza.

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Sem imagem de perfil

De eheh a 06.03.2008 às 02:48

eu não era antiportista

mas tipos como você e o mst tornaram-me antiportista

tente dormir bem esta noite e no próximo fds
Sem imagem de perfil

De incarmopais@apais.mail.pt a 06.03.2008 às 07:51

Bom dia FJV e parabén pela prosa sempre elegante que escreve não só no "Cantinho do Hooligan" ....sempre dá um ar chique e blaz'e aos adeptos "Andrades" que estavam convencidos que iam ganhar a Champions este ano.
Francamente FJV acreditava mesmo nisso ? Quando jogaram contra uma equipa de futebol a sério ( o Liverpool ) levaram logo chapa 4 e agora contra os bárbaros alemães , 4º classificados de um liga assim assim, foram despachados.
Fica-lhe o consolo de para o ano lá estarem. É pouco para quem estava convencido que podia ser campeão europeu.
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Cochise a 06.03.2008 às 08:20

Eu não era antibenfiquista. Mas vocês, e a Leonor Pinhão (e mais uns quantos), tornaram-me num antibenfiquista. Quanto a ganhar este ano, nunca tive muitas ilusões (uma pontinha de esperança, talvez). É que o passeio, cá dentro, não nos dá o treino e traquejo para voos muito mais altos. Mas, ainda lá estávamos e ainda não há muito tempo a ganhámos (mais umas quantas coisas que não é preciso ir relembrar nos alfarrabistas ou na RTP Memória). Mas o que agora importa é que para o ano lá estaremos. De certeza, e com todo o mérito. Quem mais poderá dizer o mesmo?
E haja alguém que me explique o que é isso dos Andrades. É que eu, cá pelo Sul, não sei, nem encontro nuinguém que me esclareça . Se calhar é por sermos Alentejanos.
Sem imagem de perfil

De nuno ferreira a 06.03.2008 às 09:37

Frigorífico alemão de nova geração NEUER, o único capaz de fazer gelar o bigode do Reinaldo Teles e quebrar as lentes dos óculos do nosso Pintinho...
Sem imagem de perfil

De bloom a 06.03.2008 às 11:12

a dada altura, dei comigo a torcer pelo Porto (!), tal era a indigência do jogo daqueles rapazes do Nul Vier. Mas é verdade que quem falha golos como aquele do Quaresma (péssima exibição) não merece passar.
Entretanto passou-me e já estou pronto para torcer hoje à noite pelo meu clube de coração: o Getafe!
Sem imagem de perfil

De Pitx a 06.03.2008 às 11:24

com todo o respeito que este chico viegas me merece - por carregar a santíssima trindade que deve nortear a vida: ser portista, escritor e transmontano - permita-me conspurcar este seu cantinho e descarregar para aqui o que escrevi sobre o nosso jogo.

aquele abraço transmontano, portista, mas óbvia e infelizmente não escritor.



uma coisa é perder contra o paços de ferreira dias antes de sermos campeões europeus outra coisa é perder uma eliminatória, assim, à lá grécia 2004.

não é uma questão de custar ou não custar. é entender que perder, assim, num patamar destes, onde andamos há muitos anos, tem outro sabor.

como eu disse há alguns tempos, aí por volta de 96/97, o porto chegou a um estádio europeu de onde será difícil sair. e quando se chega a esse patamar, ganhar, empatar ou perder passam a ser três equações a considerar e não apenas o empatar - com um pouquinho de sorte - ou perder - duma forma moralizante.

hoje foi daqueles dias em que podíamos ter ganho da mesma forma que também podíamos ter perdido.

e perdemos.

perdemos porque uma equipa que falha da forma que foi falhando ao longo de mais de 3 horas tem de entender que se arrisca a levar na ripa. e levou.

ou podíamos ter ganho nos penaltis e estava já tudo esquecido.

o que não me deita abaixo completamente é saber que dentro de meses estamos lá novamente, sabendo que estar nas oito, quatro ou dezasseis melhores equipas é uma questão de concentração, sorte, etc... mas é um hábito. e ser um hábito é bom.

mas sim, a verdade é que estaremos lá, não por força de acasos mas sim porque somos capazes disso.

da mesma forma que ninguém se admira por ganharmos cinco dos últimos seis campeonatos nacionais de futebol.

bem sei que não custa assim taaaanto suportar uma derrota daquelas. mas gaita, claro que estou triste. e mais lixado estou porque a última vez que me senti assim, foi em 1995, numa eliminação ante o sampdoria que também foi a penaltis, salvo erro na taça das taças, mas pude descarregar o melão, encaminhando-me na minha renô express e fui, sozinho, em direcção ao olivais shopping ver as pontes do clint eastwood.

esqueci a derrota, mas fartei-me de chorar. eu e mais duas velhotas, as três únicas pessoas presentes nessa sala número dois.
Sem imagem de perfil

De Sintrense a 06.03.2008 às 12:13

Para COCHISE

Não vi em nenhum dos dois primeiros comentadores qualquer referência à filiação clubística dos mesmos para a sua suposição.
Mas não gostei dos comentários(e sou Benfiquista)
Uma coisa é certa, dificilmente encontrará Nortenhos do Benfica e Sporting que a considerem Mouro/Moura ou um ser ou "inferior" por ser Alentejana.
Já Portistas há mais, muitos acharão que não pode ser verdadeira Portista.
Felizmente esses regionalismo(e até "pseudo-racismo" Portista vai acabando - espero.
Sem ofensa para o Francisco José Viegas que não tem nada a ver com esse tipo de "portismo".


Sem imagem de perfil

De http://amotecasa.blogspot.com/ a 06.03.2008 às 12:24

A culpa é de só termos equipas medíocres no nosso campeonato. Se o slb ou o scp jogassem com o Schalke seriam goleados, de certeza! Ou seja, o FCPorto sofre pelo facto de estar espartilhado neste campeonatozinho de brincar que temos. É a única coisa em que sou iberista: o Porto devia jogar no Campeonato espanhol, e deixar de competir com clubes sofríveis como slb e scp!
Sem imagem de perfil

De AS a 06.03.2008 às 14:48

É viu-se que o Scalke era bastante supeiror ao Nuremberga. Não diga asneiras.
Sem imagem de perfil

De Redonda e gordinha bola a 06.03.2008 às 13:02

Quando os jogos se esticam assim por prolongamentos e grandes penalidades, deixa de ter interesse quem ganha. O FCP poderia ter falhado todas as penalidades, e os alemães poderiam ter levado um cabaz de golos desses, mas seria sempre uma margem mínima. Uma margem mínima de mérito. Enfim, o Francisco afirma amiúde que bola na trave é bola mal chutada; as oportunidades de golo falhadas foram bolas mal chutadas, jogadas mal feitas, não adianta estar ainda pendente de um "se" e de um "quase" já pretéritos e inconsequentes.
Perdeu mal?, perdeu bem? É indiferente; não teve raça para ganhar mal, ou ganhar bem. Como alguém disse aí em cima, agora aparece um bico papão tipo Liverpool e... enfim, sodomia futebolística, os alemães até deixam cocó nas fraldas.
Quanto a mim, o Jesualdo não tem ambição suficiente, instinto matador; poderia ter uma impressionante máquina de ganhar, e não uma equipa vistosa com problemas de consistência.
Eu acredito que os treinadores que ganham os grandes duelos têm de ser gente um pouco enlouquecida e com um tremendo tesão.
Sem imagem de perfil

De p D s a 06.03.2008 às 13:06

Caro "Hoologan",

não sou "dragão", mas sou Portugûes, e torço sempre pelas equipes portuguesas, independentemente das suas cores...no entanto não deixo que isso me altere a capacidade de visão.

Quanto há eliminatória, realmente o Porto ontem lutou e correu o suficiente para ganhar. No entanto os alemães tendo um resultado para defender jogaram e conseguiram os seus objectivos.

Não me pareceu que o Porto apesar do empenho tenha criado assim tantas ocasioes que justificassem uma goleada.

Vi tb os alemães com 1 ou 2 ocasioes para marcar.

Claro que a sorte tambem jogou a favor dos bávaros...

MAS !!! MAS... a eliminatória foi perdida na Alemanhã, e nesssa altura até foi o Porto que usufruio da sorte...pois nos 1ªs 45 minutos foram varias as vezes que os alemães justificaram um vantagem maior (ou seja lá, na 1ª parte, o Porto levou um banho de bola!)

Depoix houve tb um Quaresma que está muito longe do Cristiano...e tb a capacidade psicologica foi evidente! No final do prolongamento, e naqueles minutos que antecederam o penaltys, era visivel na face dos intervinientes que o FCP estáva já "antecipadamente descrente" !!!

Há que louvar o empenho, entrega e espirito de toda a equipe !!! Gostei de ver ...

... e mesmo perdendo, ficou mais que provado que o lugar do FCPorto é bem no meio dos 16 melhores do Mundo !!!

(contrariamente ao estado do meu clube de coração! )

Abraço Desportivo,

,o)

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.