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Abrir a escola?

por FJV, em 23.02.08

A ministra da Educação garante que o decreto sobre o novo regime de autonomia e gestão escolar vai proporcionar “uma maior abertura ao exterior”. Precisamente o que eu temia. Exactamente aquilo que o leitor deve temer. Esta anunciada abertura da escola aos “agentes da comunidade local”, como pais, autarquias e “outros agentes” é muito perigosa. Já acho duvidoso que a gestão das escolas possa albergar pais e autarcas; o seu limite deve ser, apenas, uma espécie de conselho consultivo. Mais nada. A ideia de “abrir a escola à sociedade”, muito certinha, não quer dizer absolutamente nada. Penso, aliás, que a escola já está “aberta” demais à sociedade, que a enche de lugares-comuns, erros ortográficos, sintaxe de 'sms', discursos sem nexo, e vários elementos de distúrbio. A democracia, que transformou as escolas em “estabelecimentos de ensino”, uma espécie de “fábrica de cidadãos” em regime industrial, ainda não se desfez da ideologia que a conduziu ao desastre.

[Na coluna do Correio da Manhã.]

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17 comentários

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De Mónica a 24.02.2008 às 23:53

eu podia desatar aqui a contar a péssima experiência que tive com uma escola e com uma professora que não é digna desse título e escreveria "os professores isto; as escolas aquilo" como alguns professores escrevem "os pais aqueloutro", tomando-nos como um todo deplorável que da escola só quer babysitting e sacar boas notas para filhos. mas enquanto a conversa for nessa direcção só nos afastaremos do nó do problema.

mas venho só dizer que, não sabendo ao certo o que é que "eles" querem dizer com a abertura da escola ao exterior , eu, que sou apenas mãe de alunos, acho que deve existir essa abertura. não digo uma coisa escancarada mas, vá, uma fresta, por onde a escola se abra pelo menos um pouco aos pais e por onde se entrevejam as caras da gente que cuida da nossa gente, por onde a gente perceba ao certo, e a tempo, porque é que os nossos filhos têm uma atitude mais estranha, por onde a gente possa dizer que não está certo o que não está certo e esperar disso alguma construção, algum resultado.

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