Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Espanha tem.

por FJV, em 18.01.08
O Besugo, como quase sempre, tem razão. Guardei este post, de 6 de Janeiro, à espera que passasse a febre da contestação ao encerramento dos blocos de partos e das urgências, para voltar a chamar a atenção para ele:

«Vive gente em Ourense. Ourense tem um Hospital com uma Unidade de Cuidados Intensivos e mais merdas.
Chaves não tem, Bragança e Mirandela não têm, Macedo de Cavaleiros e Moncorvo não têm, Régua e Lamego não possuem. Tem isso, apenas, essas merdas, Vila Real.
Não vive gente, nos outros sítios - sim, aqui na Régua também não, aqui também não vive nada nem ninguém -, que não queira, em Portugal, para Portugal, senão estrada. Havendo estrada, meu Deus, parece mesmo que há tudo.
Ourense tem quase tudo, a Corunha também tem; e têm quase tudo Vigo, Pontevedra, Lugo, Ferrol, Santiago. Cuido que mesmo A Guarda tem quase tudo. Verín, sim, também tem tudo, ou quase. E há Zamora, Salamanca, Burgos, Valladolid, Badajoz e Ayamonte. Santander, Gijón, Pamplona, Vitória e Alicante. Valência. Madrid. Bilbau e Barcelona. San Sebastian. Albacete. Múrcia, Málaga e Sevilha. Cáceres e Cordoba. Saragoça e Toledo. Tarragona, Tordesillas. O caralho.
Los pueblos, "os pobos", os sítios, os lugares, a gente dos lugares. E têm, na mesma, estradas.»

Como ouvi, esta manhã, uma dirigente socialista na rádio: Espanha tem outra tradição, que não é a nossa. Ah, queria se senhora dizer «falta-nos uma guerra civil», era?

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

De cristina a 19.01.2008 às 02:45

Francisco, o fecho de maternidades e urgencias não se podem discutir nestes termos. Espanha tem ratios que nós não temos, nem lá perto.
em França, na altura em que Sarcozy era ministro do interior, fecharam todos os serviços de cirurgia que faziam menos de 7 cirurgias/dia, sete. todos ao mesmo tempo, na França toda (sabe que eles têm um ranking de hospitais que lhe diz em cada cirurgia, quais são aqueles em que tem mais possibilidades de sobrevivencia? se calhar tem a ver com isso)ninguém protestou, acho. aqui vemos o presidente de Anadia gritar pelo fecho de um serviço que faz 1 por dia, e achamos que ele tem razão. mas enfim, é a discussão que temos. à semelhança da desse post :)

a culpa também é do deficit de informação...

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.01.2008 às 21:35

a(o) comentador(a) anterior tem bom senso.
Em relação à Anadia, gostaria de acrescentar: a unidade hospitalar não fechou. Apenas encerraram os serviços entre as 0.0 e as 8.00.
Duas questões:
a) Quantos dos casos anteriormente assitidos entre as 0.00 e as 8.00 forma encaminhados, imediatamente, para Coimbra ou Aveiro?
b) Quanto tempo necessitaram de aguardar para serem assistidos? E destes, quantos se verificaram , posteriormente, que para garantir um melhor acompanhento, era melhor serem transportados para uma unidade com outros meios?

João
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.01.2008 às 15:14

Não fale do que não conhece, minha senhora. Não se pode comparar uma barra de sabão com uma barra de manteiga...

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.