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Distracções ou a mania de legislar.

por FJV, em 17.01.08


Vem hoje a notícia, no Correio da Manhã: sobre a possibilidade de as brigadas anti-dopagem poderem entrar em qualquer ginásio (repito: qualquer) e poderem ter acesso aos cacifos dos seus utilizadores (repito: todo e qualquer cliente dos ginásios) e obrigá-los a fazerem exames mesmo contra a sua vontade. Pareceu-me absurdo abrir os cacifos para controlar nandrolona, marijuana, ibuprofeno, aspirinas e objectos pessoais. Daí até poderem entrar em nossas casas, ia um passo bastante curto. Mais; além de me parecer absurdo, tratava-se, realmente, de um absurdo, um inequívoco abuso da autoridade do Estado e da entidade policial encarregue da dopagem que se disponha a controlar os ginásios, «sem pré-aviso», como dizia o documento, e sem distinguir indivíduos.
Informação oportuna que é preciso dar: alertado ao fim da manhã, alguém obrigou o texto a mudar-se, introduzindo o bom-senso que se exigia (trata-se de combater a dopagem de atletas federados e de controlar a venda de esteróides, um negócio semi-clandestino de milhões, e com o qual a Direcção-Geral de Saúde já se poderia ter preocupado, em vez de andar a fazer figuras tristes). De facto, não se esperava um projecto de lei tão insensato por parte de uma equipa (a de Laurentino Dias) que tem sido, justamente, sensata. Mas é a prova de que não se podem deixar os legisladores à solta, sobretudo os que se ocupam de apresentar propostas sobre propostas sobre propostas em série. Porque, por vontade deles, mudavam o mundo todas as semanas. Por decreto. E andávamos todos felizes e ordeiros.

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5 comentários

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De Maria Sousa a 17.01.2008 às 23:00

Por mania de legislar ... Alguém já se deu ao trabalho de procurar saber o que se passa, neste momento, nas escolas, onde aterrou a legislação sobre a avaliação de professores? Nela se indicam prazos e processos precisos de desenvolvimento de todo o esquema de trabalho - que assentam em regulamentos ainda não publicados (porque ainda em discussão pública) e em decisões de orgãos que também ainda não existem!
Isto para já não falar no maquievelismo de todo o processo de avaliação que transforma as escolas em fábricas de chouriços - supersisionados pela ASAE/escola, como é evidente.
Sei que dará um pouco de trabalho perceber bem o que se passa, mas vale a pena. Até posso indicar dois blogues que facilitarão a leitura ...
Maria

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