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Retratos que ficam.

por FJV, em 17.01.08



Uma coisa é o que pensamos sobre a vida e outra, diferente, é o que ela é. Eu recordo a Linha do Tua, como antes recordava a Linha do Sabor, ou a do Corgo. Viajei em todas elas, lembro as carruagens sujas e velhas, pintadas de verde, de azul e de laranja. Primeiro, acabou uma, depois outra e, finalmente, a do Tua (são essas fotos aí). Uma pessoa compreende os riscos de exploração financeira, o prejuízo nas contas da CP e da Refer, tudo. Mas, «inexplicavelmente», protesta. Tem pena desses retratos que ficam. Das noites em que o comboio se aproximava da estação do Tua (vindo de Bragança) e nunca se sabia se havia ligação na Linha do Douro. Das tempestades ao longo do Tua, naquele eixo que vai de Mirandela ao Cachão. Tal como tem pena das cerejeiras no planalto do Carvalhal, Felgar, Carviçais, quando havia comboio até Duas Igrejas. Ou dos vales de Curalha, no Tâmega, de Carrazedo, no Corgo, da passagem do Alvão. Uma pessoa compreende, mas tem pena.

Ver continuação de conversa com o João Villalobos e o Rui Vasco Neto.

Fotos de Aníbal Gonçalves, Nuno Antunes e António Amorim.

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9 comentários

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De Eliana a 17.01.2008 às 12:31

E saborear um sem conta de rebuçados da régua embrulhados em papel vegetal.
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De susana a 17.01.2008 às 14:12

que saudades!
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De Dario Silva a 17.01.2008 às 14:37

É a primeira vez, julgo, que o encerramento de uma via férrea é defendido como de "interesse público".

Portugal a inovar.
Tenho saudades do futuro.

Dario Silva.
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De Daniel Conde a 17.01.2008 às 14:53

Compreende? Tem piada... Aliás, como tem piada defender-se o fecho de uma via-férrea com interesse público, e defender uma barragem porque vai trazer desenvolvimento e postos de trabalho. Um qualquer humorista que fizesse um sketch com estes temas vencia os Gato Fedorento aos pontos, e nem precisaria de se esforçar muito, tal a hilariedade "bacoca" destes iluminados. Iluminados uns, porque metem os pés pelas mãos contradizendo-se a torto e a direito, iluminados outros porque nem sabem do que estão a falar, iluminados ainda outros porque nem pra si sabem roubar em termos...

Nisto tudo compreendem o quê afinal? Compreendem? Mas, estão a gozar comigo em com mais 150.000 trasmontanos? E saudades, apenas? Eu também tenho saudades do Sporting ser campeão, e não é com as minhas saudades que ele sai da cepa torta. Morram as lamúrias e os velórias antecipados, morram, PIM!!!

Minha gente, a altura de FAZER alguma coisa é esta. Lamuriar-se de braços cruzadas é estender tapete vermelho aos "iluminados" que querem dar cabo disto tudo. Em apenas 2 anos já vi a Linha do Tua mencionada em revistas na Espanha e na Polónia, e fazer as delícias de quantos turistas vêm ao Douro. E tanta alarvidade sobre ela se diz em Portugal...

A Linha do Tua NÃO está condenada. Saudosismos e entusiasmos? É no departamento dos falhados&vendidos.
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De João Pedro Pimenta a 17.01.2008 às 20:51

Rectificação: a linha do Corgo não fechou. O comboio ainda circula da Régua a Vila Real.

Sou da opinião da comentador de cima. Não me parece que isto seja uma fatalidade. Já iam construir uma barragem no Sabor, agora também é no Tua? Desaproveitando não só uma paisagem fabulosa mas também fantásticas oportunidades turísticas, se houver visão e paciência ? Não será o projecto da barragem outra ideia de patos-bravos?
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De Pedro Felgar Couteiro a 24.10.2008 às 11:56

Patos-bravos e finaciamento partidário. Estamos nas vésperas de 2009, é fartar vilagem!
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De António Guimarães a 17.01.2008 às 22:47

A propósito de comboios , sou um defensor acérrimo dos caminhos de ferro como meio de transporte do futuro.
Os comboios foram criados para mercadorias, o que os torna rentáveis, sendo os passageiros um complemento.
Não é por acaso que, nos Estados Unidos, das diversas companhias ferroviárias existentes, só a estatal AMTRAK transporta passageiros.
Os nossos comboios estão em extinção porque a CP sempre foi um covil de afilhados políticos e nunca trabalhou como deve ser.
Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM ), que trabalhavam bem, tiveram em 1974 1 milhão de contos de lucro. Em 1974 era muito dinheiro!
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De Ronin a 18.01.2008 às 18:25

Caros,
As recordações que o seu post trouxe… quantas vezes brinquei em carruagens estacionadas, aquelas verdes com os bancos em madeira, fugindo ao chefe da estação… Quantas vezes tentávamos subir à maquina a vapor que está em exposição junto à estação de Vila Real…Quantos passeios pela linha só para ver passar o comboio…
O tempo passa mesmo…
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De Rui Carvalho a 27.01.2008 às 19:22

"Num misto de nostalgia e alguma raiva, leva-nos à esquecida linha do Sabor, uma das vítimas da desenfreada febre de encerramentos que teve lugar há já alguns anos em nome da salvaguarda das linhas restantes. Essa “política” só enganou os leigos mas foi a suficiente para isolar, ainda mais, algumas das zonas mais isoladas do país, fomentando-se as estradas e não o caminho de ferro."

Abertura da Linha do Sabor

Pocinho-Carviçais:
17.9.1911
Carviçais-Lagoaça:
6.7.1927
Lagoaça-Mogadouro:
1.6.1930
Mogadouro-Duas-Igrejas:
22.5.1938
A linha do sabor foi encerrada em 17/5/81 a passageiros e em 5/1/89 a mercadorias.

Sou filho do maquinista que conduziu o último comboio que circulou na linha do Sabor. Fui um priveligiado pois o meu pai deixou-me ir muitas vezes na máquina a carvão, e onde eu saía todo "farrusco".
Rui Carvalho
www.forumcarvicais.com

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