30 km/h? Repitam comigo a pergunta: 30 km/h? Agora a bold: 30 km/h? E em bold e itálico: 30 kmsh? 30 quilómetros por hora é a proposta para limite de velocidade em zonas urbanas. 30 km/h.
Como ando quase sempre a pé, e depressa, vou agora ter o gosto de ultrapassar os carros. Eh ! Eh ! Eh ! O pior vão ser os escapes, a poluir ...... Os meus cigarros . Desculpem , mas ainda não me passou. E a vocês ?????
Ora pense lá : se os carros andarem a 30km/hora, tendo que estar nas filas (ou bichas), parar nos semáforos, dar pririodades (os que dão ...), etc., etc., nós, os que andamos em boa marcha, chegamos mais depressa. Repito : o pior é a poluição do pára-arranca que vai colidir com a poluição do meu cigarro. E, repito : Eh ! Eh ! Eh ! E lá vou "marchando" , continuando a fumar onde é permitido. Onde não é ..... Não vou , e pronto !!!!!! Não descobri mais nenhum sítio onde possa fazê-lo. Se descobrir, aviso.
Mas não acham que essa é a velocidade a que anda o país? Devagar, devagarinho e parado? Triste, triste! Ao menos tomem decisões a sério, reduzam a produção de CO2, subsidiem energias alternativas, interditem a entrada de carros nas zonas urbanas. Mas deixem-nos respirar, deixem-nos respirar.
é tal e qual a questão do tabaco: vão apertar a lei sem que haja um mínimo cumprimento dos limites actuais: moro no coração da cidade e arrepia-me a alta velocidade a que se circula na minha rua que é estreita, cheia de semáforos (cuja sequência aliás estimula a alta velocidade), de cruzamentos, de passadeiras, de estacionamentos em 2ª fila e de peões. quando eu própria circulo a 50 Km/h buzinam-me por ser tão lenta.
É uma medida que merece ser aplaudida FJV; espero que surja aliada a uma fiscalização tão ou mais exigente que a do tabaco. Sublinhe-se que as Avenidas principais de cada zona urbana estão eximidas desta restrição. Só é pena os nossos políticos andem a reboque de Bruxelas; além das zonas 30 estarem implementadas a fundo na restante Europa, discutindo-se já inclusivamente nalgumas cidades a eliminação de sinalização, a introdução de zonas que privilegiem os peões e os modos suaves é já bastante discutida nas nossas Universidades. Claro que em Portugal, onde a taxa de acidentes rodoviários é baixa e em geral os condutores são civilizados e responsáveis, esta medida acabará por não introduzir grandes mudanças. Nem tudo é mau.
Eu apenas acrescentaria que da reportagem da RTP eu entendi que seria em *certas* zonas residenciais, com um critério a definir (mais um estudozito) e não um limite geral em zonas urbanas. Se for esse o caso, é exactamente assim muitas cidades na Europa. E no entanto, conhecendo o legislador português...
Ouvi isso hoje na rádio e experimentei descer a Av da Boavista, ao longo do Parque, a 30 km/h. Descontando os semáforos que parecem ter vida própria, concluí que chegou a hora de preparar o alcatrão e as penas para quem teve a ideia. Está tudo doido.