Recebo um mail e fico a olhar. A milhares de quilómetros, milhares, alguém que não é fumador, informa-me: olha que o meu bar entra nessa lista. Obrigado, digo, e é mais do que isso.
Tal como prometi, deixo aqui o meu contributo em relação à nossa nova "Cartographya" - as esplanadas dos centros comerciais Mayflower e Primavera, em Coimbra, na Avenida Calouste Gulbenkian são espaços abertos para o fumo.
Ok. São esplanadas, Monsieur de La Palisse. Contudo, são esplanadas cobertas, dispostas numa galeria aberta que dá para a via pública. É um espaço exterior e interior ao mesmo tempo. Tem pontos de aquecimento a gás durante o Inverno, embora convenha ir agasalhado. Mas de qualquer forma é o que eu sempre faço nesta altura do ano. Apareçam! Tomam-se uns cafés e fumam-se uns Dom Pedro's.
Esse tipo de "esplanadas" há-as por quase todo o lado. Graças a Deus ..... Com aquecedores a gás, "ventilação" natural, etc.. São espaços agradáveis. E não são frios, apesar de arejados. No Porto há uma, com vista sobre o mar : Confeitaria TAVI - Foz Velha. É lá que vou passar a ir tomar café - com ou sem cigarro.
Eu até acho que, em certos sítios, tais esplanadas são bem melhores que o interior do estabelecimento. A pastelaria Vasco da Gama, que citei, tem falta de espaço no seu interior. Tudo muito acanhado e cheio de pessoas. Adivinhem que tipo de pessoas, agora. Contudo, o lucro que os donos tiram do seu serviço de restauração, no seguemento de fornecimento de cafés, bolos para comer, torradas e similares, advém sobretudo, lá está, da esplanada - onde se fuma! Há ironias tamanhas. :)
Concordo que as esplanadas são bem mais agradáveis. Eu gosto de fumar em ...... Sítios sem fumo !!!!! E esta , hein ????? E era tão fácil conseguir isso em quase todos os locais ........