Está em consulta pública o projecto de decreto-lei que visa remodelar o modelo de gestão da Escola Pública. Independentemente dos méritos ou deméritos da proposta, a forma parece redutora a um número crescente de professores e não só. Pelo prazo curto, pela ausência de iniciativas visando a divulgação e discussão efectiva do projecto de diploma, por apenas se ouvirem os “parceiros” do costume. Por isso é importante desenvolver, num curto espaço de tempo, formas de contrariar isso, pois o que está em causa pode ser o culminar de uma política completamente errada e com efeitos deficientemente calculados (à imagem de outras medidas recentes do ME, desautorizadas ou não pelos Tribunais). Aqui (http://educar.wordpress.com/2008/01/01/o-novo-modelo-de-gestao-das-escolas-o-debate-necessario/ ) fica o início de uma proposta a desenvolver a breve prazo sobre como aprofundar esse debate. Para todos os que se interessam, independentemente dos quadrantes de opinião, credos, estatutos ou interesses corporativos. Porque o que está em causa é demasiado importante.