Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



É permitido fumar!

por MAV, em 27.12.07

Agora que se aproxima a data fatídica, este blog tentará dar conhecimento dos locais (bares e restaurantes) onde se poderá continuar a fumar. Aceitam-se, é claro, contributos alheios, a que se dará a divulgação apropriada.

Para já, uma primeira boa notícia: o Gambrinus vai ter uma sala para fumadores (a sala mais pequena, junto ao bar).

Esperemos que outros restaurantes sigam o exemplo, ainda que tendo de suportar os encargos (elevados) a que a legislação obriga.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


editado por FJV às 16:43


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Torquato da Luz a 27.12.2007 às 17:32

Apesar dos "encargos (elevados) a que legislação obriga", como o Francisco muito bem diz, espero que o Gambrinus não vá à falência...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Aires a 27.12.2007 às 18:28

Ai Francisco... Eu já tinha pensado fazer isto. Mas desanimei. Cada dia que passa vou sabendo de mais um, dois, três (cafés, bares, restaurantes) nos quais passará a ser interdito fumar a partir de Janeiro. Na minha zona de residência (Boavista - Porto) ainda não encontrei um. E aqui incluem-se todos os cafés que eu frequentava. O que mais frequentava ainda teve a lata de me oferecer um isqueiro e comunicar-me que a partir de 1 de Janeiro não o podia utilizar ali dentro. Humilhação total. Quando penso que frequentei aquela cada durante tantos anos... Bom, mas uma lista destas poderá ser interessante. Ainda espero que restaurantes para fumadores possam ser uma boa aposta em termos de mercado ou, como é habitual dizer-se, possam constituir uma interessante janela de oportunidades...
Sem imagem de perfil

De manuel a. domingos a 27.12.2007 às 19:01

No café Casa da Árvore, em Manteigas, poderá continuar a fumar
Sem imagem de perfil

De R. Casanova a 28.12.2007 às 11:44

http://www.ojogo.pt/23-310/artigo678976.asp
Sem imagem de perfil

De Sara a 02.01.2008 às 21:31

O MEU APLAUSO para a iniciativa de dar conhecimento dos locais (bares e restaurantes) onde se poderá fumar. Adianto que no bar/discoteca LUX vai poder-se fumar nas áreas devidamente identificadas.

Restaurante, bar ou discoteca sem se poder fumar ESTÁ FORA DO MEU CIRCUITO!
Apesar de sermos um país de brandos costumes, espero que muitos fumadores não se conformem e forcem a que uma boa parte da restauração se converta à opção de se poder fumar caso queira fazer negócio.

Assim, desejo um bom ano de boicote aos estabelecimentos sem fumo!
Usemos as possibilidades que ainda nos restam!

Sara
http://sarafumadorasexy.blogspot.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.01.2008 às 16:40

Acho muito útil ser feita uma lista de restaurantes onde é possível fumar e os fumadores boicotarem onde não é possível fazê-lo:

Lisboa e arredores:
Solar dos Presuntos(Restauradores)
Mercado do Peixe (Monsanto)
Peixe na Linha (Parede)
Sem imagem de perfil

De LádeLá Bar a 04.01.2008 às 12:59

O LádeLá Cafe-Bar, situado em Gandra - Paredes, vai continuar a ser permitido fumar.


http://ladela.hi5.com
Visitem-nos...
Ate lá....
Sem imagem de perfil

De Carlos Barosa a 05.01.2008 às 21:23

O meu apoio a este tipo de informação disponibilizada na net .
Há várias maneiras de lutar contra a hipocrisia desta legislação (e os fundamentalistas que a apoiam), embora respeitando a liberdade dos não fumadores.
Penso que isto poderá vir a acabar como a tolerância 0 em algumas estradas... Vamos usar bom senso, e sem prejudicar os não fumadores nem interferir nas suas liberdades, se num restaurante/bar com uma área grande, afastados de não fumadores optarmos por acender o nosso cigarro deverá o proprietário chamar as autoridades, ficando deste modo livre de qualquer responsabilidade.
O que irá acontecer se nós (fumadores) começarmos a tomar esta atitude? Como irá a policia e a ASAE responder a alguns milhares de chamadas (provavelmente feitas em horários reduzidos - almoço, jantar)???
E no caso de responderem ao pedido do proprietário, o que irá acontecer quando lá chegarem e verificarem que afinal o cliente até já acabou o cigarro, pagou a conta e saiu ???
Se o fundamento da Lei fosse honesto então seria muito mais lógico pura e simplesmente proibir a cultura, o fabrico, tratamento e venda de tabaco em Portugal (e nos outros países da Europa). Como é evidente os milhões de euros que pagamos de imposto sobre o tabaco deixariam de ser recebidos pelos estados... e isso está fora de questão.
Para colmatar isto, porque não cobrar esse imposto aos "fundamentalistas" que acham esta lei tão importante para a sua sobrevivência???
Afinal todos temos direitos (e também a obrigação de não prejudicar os não fumadores, o que é possível com bom senso e alguns cuidados básicos que na maioria já se verificavam - ninguém fumava num autocarro, por exemplo), mas os não fumadores também têm obrigações (não apenas direitos).
Aqui fica a ideia que poderá levar a que o respeito pelos não fumadores seja uma atitude de bom senso e civismo natural em cada um de nós em vez de uma imposição fundamentalista que trata alguns cidadãos como criminosos...
Venha daí o roteiro dos locais onde se pode comer, beber e fumar ...

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.