Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Poupem nos luxos.

por FJV, em 11.12.07

O João Távora chamou a atenção para o apelo matinal de um ecologista, pedindo ao povo para consumir menos bacalhau este ano – porque se trata de uma espécie em vias de extinção. Compreendo o apelo; os finlandeses também já comem menos rena e eu só fumo habanos algumas vezes por ano. Eles, porque sim; eu, porque não.

Eu também me associo ao apelo do ecologista: comam menos faisão, não bebam tanto sakê com película de ouro, evitem a cozinha de Ferran Adrià, poupem o caviar de legítimo esturjão do Cáspio (nada de Beluga nem de Osetra) nem que lhe acenem com blinis feitos com trigo puro do sul da Ucrânia, abdiquem das ostras gratinadas com zabaglione de champanhe, bebam apenas um dedal de Tokai, em vez de Vezúvio Vintage de 2000 escolham outra bebida, torça o nariz se lhe oferecerem um Millésime 1969 de Delamain.

Bem se vê que esta gente não tem família.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De luis a 11.12.2007 às 17:56

Estes intelectualeiros lesvoetas...
Que deslumbramento parolítico, só os strangers é que são bons! Não há nada, tirando faisão, na tal lista de finesses que seja português! Não podias ao menos falar numa garrafa rara de porto, ou umas linguíças de Barroso?
O que eu gostava era que te contratassem durante 20 anos para ires fazer as crónicas de comeres no Japão, para te pores fino!
Sem imagem de perfil

De abrasivo a 11.12.2007 às 23:04

Afinal, há milhões de ecologistas!...
Deus seja louvado!
Á de Moura Pina
http://abrasivo.blogs.sapo.pt
Sem imagem de perfil

De Isabela a 12.12.2007 às 00:30

Quando estive na Suécia quase fui trucidada pelos indígenas por colaborar activamente na extinção do bacalhau. Quase tive de pedir desculpa por ser portuguesa. Mais tarde li umas estatísticas sobre o assunto: os povos do Báltico comem tanto bacalhau como nós; mas melhor, muito melhor, recentemente vim a descobrir que os MacFish são feitos de bacalhau. Os internacionais McFish, acreditas?! Ai do próximo mariquinhas que me vier falar na nossa contribuição para a extinção do bacalhau.
Sem imagem de perfil

De Dorean Paxorales a 13.12.2007 às 18:21

Na Grã-Bretanha come-se um terço de todo o bacalhau pescado no Mar do Norte. Na sua maioria irá ser coberto por uma camada farinácia e frito até à medula. Quando chega ao prato a espessa cobertura poderia esconder qualquer peixe e a fritura qualquer sabor. Mas eles insistem no bacalhau; aparentemente, é mais barato que a arinca (haddock).

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.