Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



...

por FJV, em 07.05.07
||| Limpeza.
Contei há dias o episódio: há uns meses, pediram-me que fornecesse uma fotografia de Fernando Pessoa. Uma das atribuições da Casa Fernando Pessoa também é essa. Forneci, vaidoso, com um cartão de cumprimentos. Veio devolvida, com a anotação de que a fotografia (belíssima) apresenta Fernando Pessoa a fumar; e que o ideal seria limpar o cigarro da fotografia. Estaline fazia isso com frequência. Hitler proibira o tabaco há muito. Tal como Edgar J. Hoover. Eu não vou limpar o cigarro da foto de Pessoa, como fizeram às de Malraux ou Camus.
Curioso o post do Sérgio Aires, um dia destes, com as declarações de Chico Buarque sobre a limpeza estalinista que fizeram a Vinicius de Moraes:
«O que me desagrada, principalmente, é o puritanismo, a hipo­crisia. Evidentemente, eu não sou a favor do cigarro, não sou a favor do álcool. Gosto de tomar vinho e fumo mas não vou dizer que o cigarro faz bem. Agora, essa vigilância constante sobre as pessoas me desagrada. No outro dia, entrei numa livraria, havia uma grande foto — enorme — de Vinicius de Moraes e a mão dele estava numa posição muito estranha. Eu pensei: muito es­tranha, essa mão do Vinicius. Depois, fui perceber que havia um copo na mão dele que foi retirado por photoshop ou como se cha­ma esse negócio. Retiraram o copo da mão de Vinicius de Mo­raes. Como se retiravam, no estalinismo, figuras que caíam em desgraça. Amputaram o copo das mãos dele. Isso é a cara desse tipo de comportamento vigente.»
Entretanto, o Nuno Vargas trouxe esta imagem de Santiago do Chile.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.