Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



...

por FJV, em 12.04.06

||| Fumar, não fumar.
Estranho alguns protestos sobre a lei do tabaco; quanto ao desejo de controle sobre as nossas vidas, já estava tudo escrito antes: eles querem cuidar de nós. O projecto não me parece desproporcionado, no conjunto. Apenas idiota em alguns pontos essenciais, como a política em relação aos restaurantes e discotecas -- neste campo, aliás, é um espelho da moda legislativa portuguesa: eles gostavam de ter outra realidade, sobre a qual fazem leis, independentemente de serem ou não adequadas.
O que a lei está é a provocar uma moda de notícias, que caem em avalanche nas televisões, sobre os malefícios do tabaco. Temos tido oportunidade de ouvir textos «jornalísticos» de uma moralidade inquietante e escandalizada, tipo tia velha confrontada com os horrores do mundo. No jornalismo português não há moralismo que não tenha fiéis seguidores. Há uma vasta legião de mini-evangelizadores disponíveis para nos educar enquanto faz notícias. Protejam-se.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Neves a 12.04.2006 às 09:49

Mas é mentira o que dizem os estudos? Que um não-fumador que esteja num restaurante ou discoteca em que se fuma consome cerca de 15 cigarros? Se for mentira, de facto, há para aí muito texto "jornalístico". Se for verdade, parece-me simplesmente decente que quem quer fumar o faça onde não perturbe os outros. Isto é tão simples que até faz confusão ter de ser dito.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.