Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Imaterial?

por FJV, em 02.05.11

É uma má notícia para os dietistas e caçadores de imoralidades calóricas: a ‘francesinha’ faz parte do nosso orgulho. O sítio AOL Travel acaba declarar que ela é a oitava melhor sanduíche do mundo, uma espécie de Machu Pichu da culinária de bar. A ‘francesinha’ deve ser comida de garfo e faca, e nas dez primeiras da lista, apesar da abundância de ingredientes, só o ‘kati roll’ (de Calcutá, em sexto lugar) se lhe compara em elegância – todas as outras só podem ser comidas com manifesto prejuízo das maneiras à mesa. A ‘fast food’ portuguesa pode ser enriquecida com a ‘francesinha’, à semelhança do que a cadeia Habib’s já fez com o pastel de nata ou o bolinho de bacalhau. Podíamos, claro, chamar-lhe ‘portuguesinha’ e licenciá-la como parte do nosso ‘património imaterial’.

[Na coluna do Correio da Manhã]

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Dorean Paxorales a 02.05.2011 às 11:54

excelente! deixo uma sugestão: a "francesinha alentejana", do restaurante gran'gula, se alguma vez passar por coruche.
http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteGranGula
Sem imagem de perfil

De cc a 02.05.2011 às 21:28

é apreciador de francesinhas? já experimentou? uma pessoa tão conhecedora do nosso portugal só agora se lembrou desta coisa do património imaterial por causa de uma classificação no AOL Travel?
ok, é o seu espirito de vendedor de enciclopédias.
Sem imagem de perfil

De henedina a 02.05.2011 às 23:35

"dietistas e caçadores de imoralidades calóricas", eu julgo que ensino a comer saudável e não dispenso uma "francesinha". Chamar francesinha e achar que é bom por isso se chama francesinha tb é um património português: é estrangeiro, ou vem de fora, não é indígena , é bom.
Imagem de perfil

De maloud a 03.05.2011 às 14:20

Portuguesinha?! Que sacrilégio!

Comentar post




Blog anterior

Aviz 2003>2005


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.