Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Papel ao vento.

por FJV, em 09.02.11

A Waterstone's de Dawson Street, Dublin

 

A mítica livraria Waterstone’s de Piccadilly Circus, em Londres, vai deixar de ser livraria – ocupando a maior parte do seu espaço ficará um cinema. Ao mesmo tempo, a Waterstone’s fecha 11 lojas, incluindo as duas de Dublin (a histórica, de Dawson Street), a de Cork e de Drogheda, e prepara-se o encerramento de mais 10, além de outras 10 HMV (as Waterstone's de Maidenhead e de Edimburgo tinham já encerrado as portas em Dezembro). Nos EUA, a cadeia de livrarias Borders prepara-se para dizer o adeus definitivo. A culpa é do livro digital? Não apenas. É sobretudo de uma gestão virada para o “capital financeiro”, que acreditava que podia vender livros da mesma forma que venderia produtos de limpeza, e que poderia impingir eternamente subprodutos infames. Como estava escrito há muito, o livro vingar-se-ia dos seus algozes ignorantes – mas, infelizmente, é um mundo que, tal como se anunciava, termina os seus dias deixando um rasto de desemprego, de desolação e de culpa. É assim.

[Adaptado da coluna do Correio da Manhã]

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Poetic Girl a 09.02.2011 às 10:54

É de lamentar, pois o ambiente das lojas era realmente fabuloso. Uma das mais doces recordações que trouxe comigo de Inglaterra. Mas é como dizes, os livros não devem ser tratados apenas como meros objectos, e a verdade é que manter-se uma estrutura daquelas obriga um investimento muito grande. bjs
Sem imagem de perfil

De Nêta a 09.02.2011 às 12:14

É como diz: é assim.
E se fosse em Portugal, em vez de um cinema, abria um "centro comercial" chinês.
Sem imagem de perfil

De Paulo Araújo a 09.02.2011 às 12:20

Um dos motivos por que em Londres gostava de me hospedar em South Kensington era a Waterstone's em Old Brompton Road , perto do cruzamento com Queen's Gate . Fechou há 3 ou 4 anos, e no mesmo lugar há hoje uma loja de mobília ou coisa assim. Sobram as livrarias de Charing Cross Road e, em Gower Street , a Waterstone's que já foi Dillon's .

Não é preciso uma explicação muito rebuscada para estes encerramentos. Apesar de alguma degradação, estas livrarias são incomparavelmente melhores do que as temos hoje em Portugal. Têm enormes secções sobre os mais variados assuntos e não vendem só os livros saídos nas últimas três semanas (embora tenham tendência, como as nossas, a só mostrar best-sellers nas montras).

O grande rombo veio da venda on-line (a Amazon , pois claro) e do fim do preço fixo, que levou à prática de descontos inacreditáveis - que, nos novos "hardbacks", podem chegar aos 50%, esbatendo a diferença com os "paperbacks".

Eu próprio, admito, tenho alguma culpa. Como viajo com uma mochila pequena, é um grande incómodo comprar mais que dois ou três livros. Mas aponto os que me interessam para depois os encomendar (a um preço menor e sem a chatice de ter que os transportar) à Amazon .
Sem imagem de perfil

De fjcc a 10.02.2011 às 23:09

...pois....infelizmente, fazemos todos isso!

PS Um abraço para si.
Sem imagem de perfil

De jorge manuel brasil mesquita a 09.02.2011 às 15:40

A Cultura é um chacal no hipismo da concorrência. Poucos são os que gostam do seu riso.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 09/02/2011
etpluribusepitaphius.blogspot.com
cicolosverbais.blogspot.com
dedosdigitais.blogspot.com
tinteirosemanal.blogspot.com
sebentasmensais.blogspot.com
Sem imagem de perfil

De henedina a 09.02.2011 às 21:03

Acho que nunca li o CM. Se se escreve assim no CM vou ter que preencher esta lacuna da minha educação.
Sem imagem de perfil

De fjcc a 10.02.2011 às 23:06

Que triste noticia!!!!!!!!!!! Passei horas, dias, tardes, sei lá, em várias livrarias da cadeia. Em Leeds, Southampton, Londres... Curiosamente, a de Picadilly foi das últimas a conhecer. Não gosto menos de uma, mais pequena, em Gower St, livraria que, desde ha 40 anos, tem resistido as mudancas de dono.
Mais palavras para quê? Restaurante, hotel, casa de passe... o destino será sempre indigno.
Sem imagem de perfil

De fernando antolin a 11.02.2011 às 16:22

Bom, ainda fica a Hatchards em Picadilly, a Waterstone's de Kings Road e sugiro-vos,quem percorre Kings Road a partir de Sloane Square,na segunda(salvo erro) transversal à direita,BlackLands Terrace, a pequena livraria John Sandoe. Vão lá e depois digam-me...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.02.2011 às 21:59

Essa fotografia da Dawson St trouxe-me boas memórias, mas na verdade eu prefiro a Hodges Figgis , que fica mesmo em frente., e também a Chapters bookstore na Parnell Street . Essas sim, as verdadeiras livrarias de Dublin, onde se pode comprar livros novos acabadinhos de sair por 5 euros!
Sem imagem de perfil

De Pedro a 11.02.2011 às 22:00

A livraria de Piccadilly Circus não é uma livraria assim tão mítica, sendo até bastante recente e, dizia-se, uma abertura condenada ao fracasso, dada a dimensão do espaço. Mítica será a Hatchards, a mais antiga do Reino Unido segundo a propaganda, a poucos metros de distância. Li há uns tempos sobre o projecto de instalar um cinema Curzon em parte do edifício mas ainda entrei lá há uns dias e até tinham decoração renovada.
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 17.02.2011 às 11:31

Ia a Londres de propósito à Dillon's que passou a Waterstone's. Uma vez fiz uma escala de 7 horas em Londres num voo para a Austrália, fui para a Waterstone's, essa mesmo em Piccadilly. E lembro-me de gastar 1000 pounds assim sem mais, nem menos, sem pensar, só sorver, numa tarde breve e de ir comprar um trolley para trazê-los. E de me ajoelhar no chão e encostar-me às prateleiras e ir tomar café lá dentro no Costa's e achar Portugal o máximo da iliteracia por não ter livrarias assim, em formato blockbuster. E à tarde saía da Senate House e ia para a Waterstone's de Gower Street (para mim ainda a melhor) e ficava ali até ser noitinha...
Nunca gostei das HMV mas gastei horas e horas na Borders de Evaston a buscar as americanices que a Waterstone's não tinha e a achá-la, no chique de Evanston, um simulacro bimbo da outra que eu sempre frequentei. Grande gaita!

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.