Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Tratactus.

por FJV, em 06.09.10

Centros escolares e agrupamentos escolares; parecem, respectivamente, quartéis de acolhimento e pelotões a marchar. Primeiro, os estudantes e alunos passaram a ser «aprendentes»; os professores eram docentes e os alunos discentes; os liceus e escolas passaram a ser «estabelecimentos de ensino». Inventou-se a «comunidade educativa» onde cabia toda a gente que sabia juntar sujeito e predicado, mesmo que se esquecesse do complemento directo. Da interdisciplinaridade passou-se às «componentes do currículo de natureza transversal» que reforcem «projectos de cidadania global» e (não estou a brincar) «vivências de exercício da cidadania nos diferentes espaços curriculares, disciplinares e não disciplinares, bem como nos contextos extracurriculares e não formais», mesmo que não seja nos «Territórios Educativos de Intervenção Prioritária». Daí até aprovarem que os professores cantassem o «Malhão, malhão» para promover o Magalhães, foi um passo.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Blog anterior

Aviz 2003>2005


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.