Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Antes, os idiotas andavam aqui e ali, e demoravam a encontrar-se. Agora, estão juntos na internet.

por FJV, em 26.03.09

Naquele país extravagante que é a Inglaterra, a nova reforma do ensino primário armada pelo governo local (como se já não tivesse outros problemas) acha que é necessário «ensinar» o Twitter às crianças. Juntamente com isso, a manejar a Wikipedia, suponho que as plataformas de blogs e, não tenho bem a certeza, mas talvez a visita ao YouTube e aos sites de sacanagem. Nada que elas não saibam; trata-se, no fundo, de ensinar-lhes coisas que já são mais do sabidas. De facto, a ideia não deixa de ser absurda, mas convém dizê-lo com clareza porque não há apenas idiotas em Portugal. Além do mais, antes que estoirem os foguetes, relembre-se que estas ideias estão a ser criticadas um pouco por todo o lado.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Um bocado desbocado a 26.03.2009 às 17:41

Percebo a exasperação, partilho-a. Só não percebo ainda a distinção que tenta fazer da internet e da "sociedade restante".
Se isso é para se demarcar dos comportamentos associados à internet, a qual aspira todos os disparates, e que fora dela até já nem há idiotas (no limite, para efeito argumentativo), então fico céptico perante essa intenção.
Imagem de perfil

De FJV a 27.03.2009 às 04:48

Desculpe, mas não percebi bem. Não é para me demarcar de nada. É muito claro, o meu texto: em Inglaterra, um cavalheiro propõe uma reforma do ensino primário em que, entre outras coisas, se anuncia a introdução do Twitter. Por exemplo. Esqueça o resto.
Sem imagem de perfil

De Desbocado a 27.03.2009 às 10:15

Quanto ao corpo do texto, nada a acrescentar, é arrepelar a grenha e tratar dos preparativos para a regressão da raça aos pitecos (ah, a saudade mais-do-que-ancestral...). O título que escolheu é que me parece querer definir (pronto, se foi involuntário, aceito) o grupo dos eles - os idiotas, e o grupo do eu/nós - os que têm discernimento para detectar a idiotia, isto porque acredito muito fortemente que não há qualquer fronteira entre coisa alguma, a internet acolhe tudo o que há na "sociedade civil" na correcta proporção de imbecilidade e genialidade, etc., etc., etc.
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 26.03.2009 às 18:42

Se ficamos contentinhos por não andarmos sozinhos na idiotice...
Imagem de perfil

De Jonasnuts a 26.03.2009 às 22:13

Não me parece que ensinar às crianças como é que se devem comportar e como é que se utilizam ferramentas que cada vez mais fazem parte do dia-a-dia possa ser mau.

Cada vez mais cedo essas crianças têm acesso a essas ferramentas (seja através de jogos que possibilitam a comunicação com outros jogadores, seja através de messenger, seja através de redes sociais), é melhor que acedam a essas ferramentas já instruídas acerca da forma como as devem usar. Sensibilizadas para a questão da privacidade dos seus dados, para a sua segurança, para os predadores, etc...

Eles já o fazem, fazê-lo de forma consciente e sabedores do que fazer e (sobretudo) do que não fazer, não me parece mal.
Imagem de perfil

De FJV a 27.03.2009 às 04:52

João: o que eu digo é isso mesmo -- que as crianças já dominam a matéria naturalmente e que ela (a matéria) faz parte das aulas de TIC, em Inglaterra e aqui. Transformar isso em «currículo nobre» é que é desnecessário. Não estou «contra» o ensino das «novas tecnologias». O problema é a desvalorização de outras matérias; por exemplo, deixa de ser estudada a II Guerra ou a época vitoriana, mas é introduzido o Twitter. O Twitter (como exemplo) é apenas um instrumento, não uma finalidade.
Sem imagem de perfil

De JMBarbosa a 27.03.2009 às 03:54

Rejeito a sua coragem de reservista. Uma espécie de origem. Sempre submisso, venerando e obrigado. Uma espécie de coisa, lambe-botas do poder. A não ser assim, estava a contribuir para as estatísticas dos desempregados. Tenha vergonha e diga o que de facto quer dizer. Não há mal nenhum nisso. Pois ... quem tem cú, tem medo. Nisto, o seu blog, é paradigmático. Em mais nada. Desculpe, ou não. Que chatice que é lidar com com a covardia.

JMB
Sem imagem de perfil

De Dramamamática gramamamática a 27.03.2009 às 09:53

Mais um que gosta de meter um grande acento no próprio U...
Sem imagem de perfil

De fernando antolin a 27.03.2009 às 11:31

E o JMBarbosa assume a sua valentia e activismo em que terreiros? Ou veio aqui só para mostrar que se esqueceu da educação que certamente recebeu?

Sem imagem de perfil

De Pedro a 27.03.2009 às 13:46

Acho importante que essas introduções sejam dadas o mais cedo possível. Não num ponto de vista de utilização (como disse, as crianças já sabem utilizar essas plataformas) mas do ponto de vista de potencialidades e segurança. Não em deterimento de outras matérias mas num ponto de vista de suporte às mesmas. O ensino está a mudar e utilizar as novas plataformas para aprender, ser criativos, inovadores, curiosos é de salutar. Aliás, Don Tapscott (que proferiu uma palestra em Portugal sobre este assunto recentemente) é muito claro.

As novas tecnologias estão ai e os professores devem-se aproveitar delas para vincular novos conhecimentos e reforçar o que já era ensinado (e passar a ensina-lo de um modo diferente e provavelmente, mais inteligente).

Não acho estupidez nenhuma... Nem consigo entender onde é que o domínio dessas ferramentas é menos importante do que o domínio da história (não podendo uma matéria substituir a outra, claro)
Sem imagem de perfil

De Maria a 28.03.2009 às 15:57

Compreendo a indignação e esta proposta não faz sentido..utilizar o Twiter ou qualquer outra ferramenta da net é útil, claro, tão útil como aprender a utilizar uma máquina de ATM ou um Blackberry. Não faz é sentido ser incluído num programa curricular, até pelo prazo de validade da matéria...
Não sou reservista nem conservadora, como já li por aqui, mas cada coisa no seu lugar, senhores.
Sem imagem de perfil

De clara a 28.03.2009 às 17:04

Você devia dizer isto era aos seus amigos Barreto e Filomena Mónica, que enchem a boca a falar da civilizadíssima Inglaterra! Mas, de qualquer maneira, FJV, qual é o problema de ensinar o Twitter às criancinhas inglesas?!? Cada coisa tem o seu espaço. Eu sou professora de Literatura Portuguesa, leio imenso (sempe li) e isso não me impede de ter um blogue, de consultar quotidianamente a Net, de ter presença no Twitter, etc, etc.
Sem imagem de perfil

De Araújo a 29.03.2009 às 10:27

"É da idade, com certeza. Falta-me a paciência para os idiotas que consideram as cabecinhas das crianças e adolescentes como um vulgar depósito daquilo que ELES ENTENDERAM DECRETAR por “sabedoria” e “conhecimento”. A humanidade perdeu-se quando a escola trocou a caverna de Platão pelo Twitter, dizem eles.
Dizerem, não é mau. Mau é acreditarem"

in Certamente que sim

Sem imagem de perfil

De anita a 31.03.2009 às 04:47

tens toda a razão, meu caro. Que triste realidade!
Sem imagem de perfil

De Maria, Essex, UK a 12.04.2009 às 23:40

Tem toda a razão, FJV.
Até me lembrei de Albert Einstein.
"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe."

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.