Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



...

por FJV, em 19.04.06
||| O sangue.
«Faz hoje 500 anos que uma multidão imbecil tornou Portugal mais pobre. A matança de muitas centenas de judeus em Lisboa (talvez quatro mil) fez o País perder, entre mortos e exilados, os mais cultos e modernos dos seus filhos. O crime boçal prosseguiu durante séculos. Até ao Marquês de Pombal a ‘limpeza do sangue’ – a prova de ausência de judeus até aos bisavós – era condição para bons empregos. Ao seu ministro Pombal, o rei D. José pediu que decretasse um distintivo obrigatório para quem tivesse sangue judeu. No dia seguinte, ele apareceu com três distintivos ao peito. O rei perguntou a razão. Pombal: “Um por mim, outro pelo inquisidor-mor e outro por Vossa Majestade.” Judeus somos, os portugueses, todos um pouco. Ignorantes de nós somos todos muito.»
Ferreira Fernandes, no Correio da Manhã.

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo Diz a 21.04.2006 às 12:10

Há muito que penso assim e é bom pensar que não estou sozinho...
Infelizmente penso que ainda se diz pouco...
Ainda mais infelizmente, considero que a mentalidade medíocre de há 500 anos atrás se enquistou e continua a fazer estragos...
Os Pogroms continuam hoje, não necessariamente aos judeus, mas sempre aos melhores de nós...
Que continuarão a partir ou a viver escondidos, mas sempre perseguidos...
Por isso mesmo a memória é importante, mas deveria constituir o ponto de partida, não só do arrependimento, mas principalmente de se aprender com os erros e mudar mesmo de caminho.
Por isso mesmo, os medíocres se levantam logo em oposição a qualquer iniciativa que ponha em perigo a verdadeira Rainha de Portugal: a mediocridade.
Cada vez tenho menos esperança que a situação se possa alterar, mas por isso mesmo, não posso deixar de saudar a coragem daqueles que acreditam e seguem, apesar de tudo, em frente.
Bem hajam, porque há lutas que mesmo que não sejam as vitoriosas são decerto as correctas...
Um abraço
Ricardo Diz
Sem imagem de perfil

De dorean paxorales a 20.04.2006 às 16:52

Ja tinha lido a mesma estoria mas com chapeus...
Sem imagem de perfil

De Iceberg a 19.04.2006 às 22:45

A questão dos judeus é uma das muitas que assolam a Humanidade, e que põe em pulgas muito boa gente.
Não é só religiosa mas é também social,política e económica. Os seus antecendentes vingaram nas sociedades em que se inseriram..a minha impressão é a de que aquele povo é dominador onde quer que esteja. é correcto ou não? fica aqui a pergunta para me responderem ou não.
Parabéns ao blog, ao autor e uma palavra de incentivo ao Sr. FJV pela sua qualidade de escrita e apresentação televisiva.

Comentar post




Blog anterior

Aviz 2003>2005