Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O povo do livro.

por FJV, em 01.01.08






Apesar de tudo, estas sim, são as melhores fotografias para começar o ano de 2008: chama-se Boekhandel Selexyz Dominicanen, e o José Mário Silva descobriu-a para nós em Maastricht, na Holanda.
Não são as melhores fotografias por serem realmente surpreendentes, fantásticas, belíssimas. Nem por serem de uma livraria. Nem por serem de uma livraria no interior de uma igreja. Há outra razão, neste mundo todo: a ligação entre a beleza, a tranquilidade, o mundo dos livros e o espaço que eles merecem. Esse mundo, de vez em quando, é uma sacanice; o nosso mundo, cá fora, devora-os e gasta-os a uma velocidade filha da mãe, sem ter realmente passado por eles. Se há uma coisa que pode ter melhorado a minha vida ela chama-se «aprender a ser leitor». Ler. Ser leitor. Ser leitor, mais do que ser outra coisa. É uma ocupação inútil, fora isso. Tão inútil que parece vergonha quando nos ocupamos da fusão ou transfusão de um banco, ou quando nos incomodamos com os personagens da vida medíocre que por aí anda. Não sei que melhor refúgio encontrei; não devo ter encontrado. Não em todos os livros, mas nos livros onde encontramos sabedoria, ou conforto, ou energia, ou felicidade, ou alívio, ou tempestades, e que podem ser sempre diferentes em cada noite de insónia ou cada manhã de um novo ano. Talvez o mundo fosse diferente. Talvez o mundo não fosse assim.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Cristina GS a 01.01.2008 às 18:04

Podiam ser imagens d'"A sombra do vento" :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.01.2008 às 18:24

Um motivo de beleza é uma alegria para sempre.
Um livro,um clarão,poeira..
um espaço colossal,sagrado convida à fruição.
Isa
Sem imagem de perfil

De vitor oliveira jorge a 04.01.2008 às 21:09

Gostei do blogue, da foto e do texto.
Conhece o meu blogue?
Bom 2008
Vitor O. Jorge
Imagem de perfil

De FJV a 05.01.2008 às 00:03

Olá Prof. VO Jorge,
não conhecia, mas já o visitei agora.
Um abraço
Francisco
Sem imagem de perfil

De Frnaciele a 19.01.2008 às 11:12

Parabéns pelo blog. É magnifico essa arquitetura toda , e mais ainda tanta informação em um mesmo lugar. É uma pena que o habito de ler está se perdendo.
Sem imagem de perfil

De Patti a 21.01.2008 às 10:56

Concordo com o comment da Cristina GS .
Por acaso poderia ser mesmo o local onde o Daniel Sempere , encontrou o livro da sua vida....mas tinha de ter mais pó....muito mais pó....e pouca luz.....

Lindo!

Comentar post




Blog anterior

Aviz 2003>2005