Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



...

por FJV, em 09.09.07
||| Comentários de domingo, 1.










João Fragoso Mendes, que, além de jornalista, foi também um praticante de mérito (na equipa de Direito), animador do Lisboa Sevens, autor do livro 50 Anos de Rugby e director da Rugby Revista, entre muitas ligações ao mundo do rugby, comentará neste blog os jogos do Mundial (entretanto, poderão ler no Correio da Manhã as suas crónicas sobre a matéria). A crónica de hoje no CM:
«À partida, uma advertência necessária: no râguebi só muito raramente há surpresas. Neste jogo não há ‘autocarros’ que cheguem para defender uma baliza – até porque a ‘baliza’ tem 70 metros.
O râguebi é um jogo de contacto, posse e ataque. E os mais fortes (técnica e tacticamente), os mais experientes, os que, por isso, cometem menos erros, ganham inevitavelmente. Por mais ou menos pontos. Neste jogo apaixonante, os ‘Davides’ nunca ganham aos ‘Golias’. E, logo à tarde, quando os Lobos subirem ao relvado do Estádio Geoffroy-Guichard para defrontarem a equipa da Escócia, deveremos todos estar conscientes das diferenças que existem entre as duas selecções em confronto. O adversário é (muito) mais forte. Não deverá, por isso, haver qualquer surpresa.
Aos portugueses compete dificultar a vitória escocesa. E, garantidamente, vão fazê-lo. No único confronto entre as duas selecções (Edimburgo, 1998), na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1999, registou-se um triunfo escocês por 85-11. Portugal discutiu, depois, a repescagem com o Uruguai e perdeu duas vezes (46-9 e 33-24).
Oito anos depois chegou a este Mundial à custa desse mesmo Uruguai. É, apesar de tudo, sinal de que algo se modificou entretanto.»
Mais logo, o João comentará o Portugal-Escócia.









É este o quinze português de logo à tarde: Cristian Spachuck, Rui Cordeiro, Joaquim Ferreira, David Penalva, Gonçalo Uva, João Uva, Juan Severino, Vasco Uva, José Pinto, Duarte Pinto, Diogo Mateus, Frederico Sousa, David Mateus, Pedro Carvalho e Pedro Leal. «A big happy family», comenta o site do Mundial, que não deixa de notar que «the three Uvas [João, Vasco e Gonçalo] are cousins of Margarida Sousa Uva, the wife of European Commission president and former Portuguese Prime Minister Jose Manuel Barroso
».

[FJV]

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.