Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



...

por FJV, em 12.11.05
||| Estado social.
É curioso como os defensores do «estado social francês» reivindicam mais «estado social» depois de o «estado social francês» ter falhado redondamente na criação do «estado social».

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Gomes a 13.11.2005 às 18:01

Primeiro erro: O termo "Estado Social" é incorrecto, o "Modelo Social" é o termo correcto. O Estado é social, politico, cultural, ambiental. etc.

Segundo erro: O modelo social pode ser re-ajustado, mas é o que se faz já há algum tempo. A sociedade moderna, os desafios do mundo de hoje é que justificam alterações mais profundas, de forma a que consigamos continuar a viver como até aqui, ou a coisa piora bastante.

Terceiro erro: O Estado aumenta sempre com o passar do tempo derivado do aumento do nível de complexidade das sociedades. Seja a qualquer nível (social, cultural, económico etc.). A forma como ele actua é que pode ser mais directa ou indirecta. Isto está historicamente provado.
Sem imagem de perfil

De Pedro Ribeiro a 13.11.2005 às 02:38

Qual incongruência? O facto do estado social francês não ter dado resposta cabal aos problemas sociais da população francesa não significa que ele tenha que ser reduzido ou desmantelado. Quando muito, eu diria que em vez de se reivindicar mais estado social talvez se devesse pedir um estado mais social. E apelar a transformações qualitativas, de substância, quanto ao modelo social (demasiado corporativo, no caso francês)...
Sem imagem de perfil

De Jorge Gomes a 13.11.2005 às 02:17

Bolas, até que enfim que alguém se lembra de apontar esta pequena incongruência...

Comentar post




Blog anterior

Aviz 2003>2005