Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Um Promontório em Moledo.

por FJV, em 01.03.11

Já nas livrarias, o novo livro

de crónicas do Dr. António Sousa Homem

 

«Duas causas concorrem para que a vida seja como é: a natural imperfeição do género humano e a presunção de que o mundo pode mudar-se para benefício geral. O resultado disto é um pessimismo tão desastrado como, igualmente, confirmado pela História.

Em Portugal, graças à nossa tendência para a presunção e para a pompa, confunde-se muito o pessimismo com a tendência para a catástrofe. A Tia Benedita, que representa o braço do reaccionarismo na família, duvidava de tudo excepto dos seus dogmas particulares. Ela não depositava grande confiança nas realizações humanas, o que, além de amargurá-la, não lhe trazia desilusões de monta; limitava-se a achar que a família estava condenada a perecer sob os ataques da Maçonaria, da República e da imoralidade. O velho Doutor Homem, meu pai, apreciava-lhe a capacidade de não acreditar em nada, bem como a fidelidade às suas obsessões; o Tio Alberto, o bibliómano e gastrónomo de S. Pedro dos Arcos, limitava-se a viajar para não sucumbir ao pessimismo ancestral da família. Percorrer o mundo e regressar de mãos vazias pode bem ser um resumo da sua vida, de que sobraram uma biblioteca raríssima hoje em dia no Minho, alguns maços de cartas trocadas entre a Serra de Arga e as ventanias do Cáspio — e lendas que o elegem como o grande aventureiro desta família preguiçosa e renitente.»
 
Lançamento dia 17 em Moledo; dia 18 em Viana do Castelo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Ivone Costa a 02.03.2011 às 12:09

Pena é que, apesar da longevidade dos Homem, o velho Doutor Homem, seu (dele) pai já não esteja por lá a recitar com trejeitos de Eusebiozinho a "Lua de Londres".
Sem imagem de perfil

De Paulo F Correia a 02.03.2011 às 23:52

Dia 18 lá estarei. Entretanto o promontório de Moledo já me acompanha.
Até...

Comentar post



Ligações diretas

Os livros
No Twitter
Quetzal Editores
Crónicas impressas
Blog O Mar em Casablanca


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.